Seja para aumentar o desempenho nos esportes ou melhorar a sensação de bem estar durante a realização das atividades do dia a dia, a ingestão de vitaminas para energia e disposição é uma aliada interessante nesse processo.

Isso porque, muitas vezes, a falta de energia e a indisposição são consequências de algum tipo de deficiência nutricional (geralmente vitaminas ou minerais). Essas vitaminas são obtidas por meio da alimentação.

Entretanto, na maioria das vezes, a nossa dieta não é completa e diversificada o suficiente de modo a suprir todas as necessidades mínimas dos nutrientes essenciais.

Por isso, em muitos casos, a suplementação de vitaminas é uma ferramenta importante para a saúde e bem estar.

Ao longo deste artigo, você vai entender quais são as principais vitaminas responsáveis por aumentar a energia e disposição, como elas funcionam no nosso organismo e quais os benefícios de cada uma delas.

Vitamina: o que é?

As vitaminas são nutrientes essenciais para o bom funcionamento de todos os órgãos do corpo. Fonte da imagem: Freepik

Assim como os minerais, as vitaminas são consideradas micronutrientes essenciais, ou seja, elas não podem ser produzidas pelo nosso organismo. Por isso, devem ser obtidas por meio da alimentação.

As vitaminas estão envolvidas em diversas funções biológicas essenciais à vida. Participam da síntese de proteínas, enzimas e demais moléculas que desempenham funções importantes no corpo humano. São importantes para o bom funcionamento das células, regulação hormonal, metabolismo e qualidade do sono.

A vitamina B12, por exemplo, participa da síntese dos glóbulos vermelhos (hemácias), que são responsáveis pelo transporte de oxigênio aos tecidos, garantindo o bom funcionamento das células e, consequentemente, dos órgãos.

As principais fontes de vitaminas são as frutas, legumes e verduras, carnes e peixes. Como o consumo desse tipo de alimento, em algumas populações, têm sido substituído pela ingestão de alimentos processados (pobre em nutrientes e minerais), a deficiência de vitaminas tem sido um problema cada vez mais comum.

Principais vitaminas para aumentar a energia e disposição

Como mencionado, as vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do corpo em diversos aspectos. Por isso, é comum que a deficiência de algumas vitaminas provoque alguns problemas de saúde ou mal estar.

Um problema comum da deficiência de vitaminas é a falta de energia, indisposição, fadiga e mal estar. Confira abaixo uma lista com as principais vitaminas responsáveis por aumentar a energia e disposição:

Vitamina D

Peixes, ovos e leite e derivados são fonte de vitamina D. Fonte da imagem: Freepik.

A vitamina D é fator essencial para a absorção de cálcio. Por isso, tem como um dos principais benefícios o fortalecimento dos ossos e músculos.

Um dos principais sintomas da vitamina D é a fraqueza muscular, o que causa cansaço e indisposição. Existem estudos que relatam que a vitamina D ajudou a diminuir as dores musculares de pessoas com câncer, além de fortalecer os músculos de pessoas obesas, que frequentemente relatam falta de energia e indisposição.

Outro benefício da vitamina D é a redução do cansaço mental, aumentando a sensação de bem estar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a deficiência de vitamina D pode aumentar o risco de depressão em até 75%.

A vitamina D também desempenha papel importante no sistema nervoso central. A carência do nutriente está associada à diminuição do volume cerebral e aumento da inflamação do cérebro, gerando diversos malefícios, incluindo indisposição, falta de energia e doenças neurológicas.

A carência de vitamina D também está associado a distúrbios do sono. É comum que pessoas com deficiência de vitamina D relatem episódios de insônia durante a noite e sonolência durante o dia, o que mina a energia e disposição.

Além de todos esses benefícios, a vitamina D também atua fortalecendo o sistema imunológico. Uma pessoa com imunidade baixa, sujeita a infecções frequentes, sem dúvidas, tem sua energia e disposição diminuídas.

A vitamina D pode ser obtida por meio da dieta, mas a principal fonte é o banho de sol, que deve ser, de no mínimo, 15 min por dia.

Principais alimentos fonte de vitamina D

Os principais alimentos fonte de vitamina D são de origem animal. Confira:

A vitamina D é um hormônio lipossolúvel. Isso quer dizer que ela é melhor absorvida em ambientes gordurosos.

Confira também:

Vitamina B12

Carne bovina, peixes e derivados do leite são umas das fontes de vitamina B12. Fonte da imagem: Freepik.

Integrante do grupo de vitaminas do complexo B, a vitamina B12 é uma das vitaminas mais importantes quando se trata de energia e disposição. Isso porque a vitamina B12 é um micronutriente fundamental para a formação dos glóbulos vermelhos (hemácias), que são responsáveis pelo transporte de oxigênio aos tecidos.

A deficiência de vitamina B12 ou problemas com a sua absorção podem levar à anemia megaloblástica, que tem por principais sintomas cansaço em excesso, fadiga, dores musculares, dificuldades respiratórias e perda de apetite. Todos esses sintomas prejudicam a qualidade de vida e bem estar e estão associados à perda de energia e de disposição.

A vitamina B12 também participa do metabolismo dos carboidratos, que é a nossa principal fonte de energia, além de ajudar a manter a saúde dos neurônios.

Principais alimentos fonte de vitamina B12:

Vitamina B6

Peixes, amendoim, e oleaginosas são fonte de vitamina B6. Fonte da imagem: Freepik.

Outra vitamina importante no quesito energia é a vitamina B6. A vitamina B6 está envolvida em diversas reações do metabolismo, sobretudo de proteínas e aminoácidos. Por isso, é um cofator importante para a obtenção de energia.

Além disso, também está envolvida na síntese de neurotransmissores, que são substâncias que funcionam como uma espécie de mensageiro químico do cérebro. Os neurotransmissores são responsáveis pelas sensações de bem estar, prazer, alegria, dentre outras.

Baixos níveis de alguns neurotransmissores podem causar ansiedade, cansaço, depressão, desânimo e mal estar, prejudicando diretamente a qualidade de vida e diminuindo consideravelmente a energia e disposição para realizar compromissos simples do dia a dia, como trabalho e atividades físicas.

Principais alimentos fonte de vitamina B6:

Vitamina B1

Legumes são fonte de vitamina B1. Fonte da imagem: Freepik.

Outra vitamina responsável por dar energia e disposição é a vitamina B1. A vitamina B1 também está envolvida em diversas funções metabólicas que visam transformar o alimento ingerido em energia. Ela atua no metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos.

A vitamina B1 também ajuda a combater a depressão e a fadiga física e mental, uma vez que auxilia no melhor funcionamento do sistema nervoso central.

Os principais sintomas da deficiência de vitamina B1 são: cansaço, insônia, perda de apetite, perda de energia e dificuldade respiratória. Casos mais graves podem levar a doenças cardiovasculares e edema dos membros inferiores.

Principais alimentos fonte de vitamina B1:

Vitamina B3

Peixe, frango, abacate e brócolis são fonte de vitamina B3. Fonte da imagem: Freepik.

Também integrante do grupo de vitaminas do complexo B e responsável por dar energia e disposição, a vitamina B3 é importante para o metabolismo e regulação dos hormônios.

Como participa do metabolismo de carboidratos e proteínas, é parte importante da obtenção de energia pelas células.

Além disso, é importante para a síntese de colesterol, que é um tipo de gordura fundamental para a formação dos hormônios, que são substâncias responsáveis pelo bom funcionamento do nosso corpo, gerando saúde e bem estar.

A carência de vitamina B3 pode causar ansiedade, perda de peso, fadiga e dores de cabeça.

Principais alimentos fonte de vitamina B3:

Vitamina B5

Tomate e abacate são fonte de vitamina B5.

A vitamina B5 também é importante para dar energia e disposição. Além de estar envolvida em processos metabólicos, que transforma o alimento em energia, ela também é fundamental para a síntese de hormônios e dos glóbulos vermelhos.

Todos esses processos são fundamentais para a energia e disposição do corpo humano.

Comumente, pessoas com deficiência de vitamina B5 apresentam fadiga, cansaço excessivo, dores de cabeça, insônia e irritabilidade.

Principais alimentos fonte de vitamina B5:

Vitamina B9 (ácido fólico)

As frutas cítricas são alimentos ricos em ácido fólico. Fonte da imagem: Freepik.

Também conhecida como ácido fólico, a vitamina B9 é responsável por aumentar a energia por estar envolvida no processo de síntese das hemácias, contribuindo com a distribuição de oxigênio para os tecidos, garantindo o bom funcionamento das células e órgãos.

Além disso, também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, o que influencia diretamente na energia e disposição do corpo.

Os principais sintomas da carência de ácido fólico são: falta de ar, fadiga, irritabilidade, depressão, vermelhidão e dor na língua.

Principais alimentos ricos em vitamina B9

Vitamina C (ácido ascórbico)

Limão, laranja e cajá são frutas ricas em vitamina C. Fonte da imagem: Freepik.

Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C exerce papel importante na energia e disposição do corpo. Isso porque, além de aumentar a imunidade e ter ação antioxidante, que são fatores essenciais para o aumento da disposição, a vitamina C também aumenta a absorção de ferro, prevenindo a anemia.

O ferro, principalmente de origem vegetal, é melhor absorvido quando associado à vitamina C. Por isso, o ideal é que indivíduos vegetarianos e veganos, por exemplo, redobrem a sua atenção em relação a este nutriente.

Geralmente, indivíduos com falta de vitamina C costumam apresentar cansaço, fraqueza, irritabilidade, além do ressecamento da pele e cabelos.

Principais fontes de vitamina C:

Orientações

Caso perceba a associação dos sintomas mencionados neste artigo, não deixe de procurar um médico ou nutricionista. Ele vai fazer a investigação diagnóstica adequada, solicitando exames para dosagens dos níveis dos nutrientes e, se for o caso, fazer ajustes na alimentação, prescrever medicamentos ou suplemento alimentar de acordo com as necessidades de cada caso.

Consulta numa nutricionista. Imagem: kitzcorner - Canva

Alguns suplementos alimentares são feitos com um mix com as principais vitaminas: vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E e vitamina A, além de alguns minerais. É uma forma prática e eficiente de atingir as quantidades necessárias.

Leia também os nossos artigos sobre os melhores multivitamínicos e os melhores multivitamínicos femininos!