É preciso ter muita energia, disposição e foco para manter uma rotina diária de atividade física. Por conta disso, o pré treino é muito importante para atletas que realizam treinos diariamente.

O pré treino é uma fonte de combustível para que o corpo e o organismo tenham mais energia para a prática de exercícios físicos.

Mas o que é e para que serve o pré treino?

Os suplementos pré treinos são compostos por proteínas e aminoácidos essenciais que fornecem mais energia aos músculos e, consequentemente, ajudam no aumento da disposição na hora dos treinos.

Além disso, essas proteínas e aminoácidos essenciais auxiliam o aumento do rendimento esportivo e a queima de tecido adiposo, ou seja, na queima de gordura corporal.

Quais são os benefícios dos suplementos pré treinos?

Existem diversos benefícios que a suplementação pré treino pode oferecer.

Conheça alguns deles:

Mais energia para a realização de atividades físicas:

A maioria dos suplementos pré treino contém carboidratos em sua composição. Isso faz com que, quando consumidos, proporcionem mais energia para a realização de exercícios físicos.

O carboidrato é a principal fonte de energia para o nosso corpo para a realização de atividades diárias.

Por isso, pessoas que praticam exercícios físicos com frequência precisam ter mais energia. Consequentemente, precisam ingerir uma maior quantidade de carboidratos.

Isso pode ser feito através da suplementação pré treino e de alimentos específicos que também ajudam nessa rotina.

Menos fadiga durante o treino

A diminuição da fadiga acontece por conta de estimulantes como a cafeína, um dos componentes mais presentes na composição dos suplementos pré treinos.

A cafeína age como como intervenção no envio de sinais neuromusculares em relação à dor e à fadiga, fazendo com que o tempo de duração dos treinos e exercícios seja maior, já que o corpo não sente a exaustão de imediato, não prejudicando o desempenho muscular. Mas existem os efeitos colaterais também, como o aumento da pressão arterial.

Na imagem: mulher bebendo pré treino na academia

Aumento da massa muscular

O aumento da massa muscular é um dos objetivos mais comuns entre os atletas que mantém uma rotina intensa de exercícios.

Entre muitos os benefícios do pré treino, o aumento da massa muscular é um deles, principalmente quando falamos sobre suplemento pré treino rico em aminoácidos, que formam as proteínas.

Os suplementos mais utilizados para o aumento da massa muscular são os que contém a creatina em sua composição. Já que ela contribui para o aumento da performance e força.

É válido lembrar que os aminoácidos são essenciais para as pessoas que desejam ter como resultado o aumento da massa muscular, pois são considerados a principal fonte de força dos músculos para que aconteça a hipertrofia – aumento do tamanho e volume dos músculos.

Na imagem: mulher sentada no chão da academia com uma garrafa de água e um peso na frente

Mais desempenho durante o treino

Como dito anteriormente, esses suplementos possuem substâncias energéticas e proteicas que oferecem diversos benefícios para os praticantes de atividades físicas.

Esses benefícios são: mais disposição, força e performance e menos fadiga.

Na imagem: mulher tomando o pré treino.

Quem pode tomar os suplementos pré treino?

Não há contra indicações de uso desses suplementos, porém, o consumo deve ser feito com a orientação de um médico ou nutricionista.

No geral, esses suplementos não são indicados em casos de:

Como tomar o pré treino?

O recomendado é de 30 a 60 minutos antes dos exercícios físicos.

A quantidade a ser ingerida depende das necessidades que o organismo apresenta e quais são os objetivos do atleta.

O recomendado é o aconselhamento de um nutricionista para que haja o consumo da quantidade correta.

Na imagem: mulher tomando pré treino na academia.

Posso consumir Whey Protein antes do treino?

A recomendação geral é de consumir o Whey Protein depois dos treinos, mas essa nem sempre é a melhor opção. Conheça as principais vantagens de consumir Whey Protein antes do treino:

O consumo do whey antes do treino impede que os níveis de açúcar diminuam durante o treinamento. Com isso, o nível de energia se mantém durante o exercício, proporcionando mais resultados esperados.

Além disso, uma das principais vantagens de consumir o Whey Protein no pré treino é garantir que os aminoácidos essenciais presentes em sua composição serão rapidamente absorvidos pelas células musculares, evitando o catabolismo muscular.

Para as pessoas que têm como objetivo o ganho de massa, o whey é uma excelente opção no pré treino.

Creatina como pré treino?

A creatina é um dos suplementos mais utilizados pelos praticantes de exercícios em geral e, principalmente, os fisiculturistas.

Quando consumida antes do treino, ajuda no crescimento muscular. Ela oferece nutrientes que ajudam no ganho de força e na hipertrofia, que é o aumento do tamanho dos músculos.

Consumindo a creatina antes de ir treinar, você aumenta a carga dos exercícios com mais facilidade, o que impacta diretamente nos resultados.

Na imagem: pessoas treinando na bicicleta na academia

Beta alanina no pré treino para que serve?

A beta alanina é um aminoácido que tem sido muito utilizado como pré treino por atletas. Ela aumenta as reservas de carnosina nos músculos, função de reduzir a concentração de ácidos musculares.

A beta alanina não ajuda no ganho de massa muscular pois não participa da formação de proteínas. Porém, por conta da carnosina, ajuda a resistência muscular e reduz a fadiga, sendo indicada para exercícios de curta e alta intensidade.

A beta alanina pode ser consumida como pré treino e a dose diária indicada é de 2 a 5 gramas.

O tempo entre o suplemento pré treino e o treino pode alterar a escolha do pré treino?

Um dos fatores antes de escolher o que tomar antes do treino é o tempo entre a alimentação e, de fato, a prática dos exercícios. Saiba um pouco mais:

Na imagem: homem correndo na esteira na academia

Quais são os melhores alimentos para comer no pré treino?

Além dos suplementos que são considerados como pré treino, manter uma alimentação saudável e correta antes da prática de exercícios é essencial para um bom desempenho físico.

Confira 7 opções de alimentação para ingerir antes de ir treinar:

Batata doce

Na imagem: batatas doce inteiras e picadas.

A batata doce é uma excelente fonte de carboidrato e possui baixo índice glicêmico. Isso significa que a glicose será liberada no sangue lentamente, fazendo com que haja mais energia durante todo o período de treino. Além disso, a batata doce também é uma fonte de ferro, potássio e fósforo, nutrientes indispensáveis para o fortalecimento dos músculos.

Banana

Na imagem: vários cachos de banana.

As bananas são ricas em potássio, carboidratos, vitaminas do complexo b (vitamina b1, vitamina b2, vitamina b5, vitamina b6, vitamina b12) nutrientes essenciais para você, atleta, que queira mais energia, balanceamento de água do organismo e relaxamento muscular. Além disso, a banana também evita câimbras e dores pós treinos.

Ovos

Na imagem: uma cesta com ovos.

Os ovos são muito consumidos no pré treino por atletas de alta performance que buscam mais desempenho durante as atividades físicas.

Além de serem uma excelente fonte de nutrientes como a proteína, podem ser preparados de diversas formas: mexidos, cozidos, omeletes, etc, proporcionando mais facilidade para seus pré treinos.

Iogurte natural com frutas e aveia

Na imagem: iogurte com banana, aveia e nozes

O iogurte natural com frutas e aveia é uma ótima opção de refeição pré treino pois contém uma boa quantidade de nutrientes, principalmente carboidratos e proteínas que ajudam a manter a energia durante o treino.

Sanduíche de pão integral com patê de atum

Na imagem: sanduíche de atum

O atum é rico em ômega-3 – que possui ação anti-inflamatória e auxilia a reduzir dores musculares – e proteínas. O patê pode ser feito misturando o atum com iogurte natural ou requeijão, com tempero a gosto.

Bolachinhas de arroz

Na imagem: bolachinhas de arroz

Além de serem muito fáceis, as bolachinhas de arroz possuem ótimos nutrientes e são fontes de carboidratos e uma ótima opção quando falamos de nutrição pré treino. Podem ser consumidas tanto as feitas de arroz branco, quanto as integrais.

Açaí

Na imagem: um pote com açaí

O açaí é uma opção de nutrição pré treino muito conhecida entre as pessoas que possuem uma rotina de treinamento puxado. Isso porque é ele é uma fonte de carboidratos e cafeína, proporcionando uma energia extra para os treinos.

Mas vale lembrar que ele já é adoçado, deixando-o mais calórico. Por isso, uma pequena quantidade é o suficiente para aproveitar os benefícios do açaí.

Bebidas energéticas pré treino

As bebidas energéticas naturais também podem têm um bom desempenho quando falamos sobre alimentação pré treino.

Elas são ótimas aliadas para ter mais disposição, aumentar o foco, prevenir a fadiga e cansaço, reforçar a saúde e ativar o metabolismo.

Conheça algumas bebidas energéticas naturais para consumir antes do treino:

L-taurina

Na imagem: mãos preparando a L-taurina em uma shakeira

A L-taurina é conhecida por ser um aminoácido não-essencial do nosso organismo. Ela ajuda no aumento do foco e redução do estresse em períodos de ansiedade ou agitação. Também ajuda na diminuição da fadiga muscular, potencializando a resistência física e o desempenho do atleta.

Guaraná

Na imagem: mãos femininas preparando o pó de guaraná como pré treino

O pó de guaraná é uma das bebidas energéticas mais consumidas pelos atletas que presam um treino prolongado e exaustivo. Ele possui uma grande concentração de cafeína, o que promove um ótimo desempenho nos exercícios.

Chá verde

Na imagem: chá verde preparado e suas ervas ao redor

O chá verde é um dos chás mais conhecidos por oferecer energia ao organismo por possuir cafeína e prioridades antioxidantes e de queima de gordura corporal.

Podendo ser consumido quente ou frio, o chá verde ajuda a reduzir os danos musculares que podem acontecer durante os exercícios intensos.

Confira também os nossos outros artigos sobre pré-treino:

O que não comer no pré treino

Querendo mais resultados? Mantenha o foco e saiba o que não consumir antes dos treinos:

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o pré treino, pode escolher o que consumir nos seus pré treinos focar mais em seus resultados!