O ômega 3 é um ácido graxo que não pode ser produzido pelo nosso organismo e deve ser obtido por meio da dieta. Como é encontrado sobretudo no óleo de peixe, o ômega 3 não é encontrado em abundância na maioria das dietas ocidentais e, por isso, precisa ser suplementada.

O suplemento de ômega 3, quando de qualidade e consumido da forma ideal, pode trazer diversos benefícios para a saúde do corpo humano, como, por exemplo, ação anti-inflamatória, fortalecimento do sistema imunológico, prevenção de doenças cardiovasculares e melhora da função cerebral.

A Essential Nutrition, uma marca de suplementos alimentares, conta com algumas opções diferentes de suplementos de ômega 3. Neste artigo, vamos fazer uma análise completa destas opções e trazer mais algumas curiosidades sobre a suplementação com ômega 3.

Essential Nutrition: conheça a marca

Essential Nutrition Logo. Imagem retirada do Facebook da Essential Nutrition.

A Essential Nutrition é uma empresa brasileira de suplementos alimentares fundada em 1991. No desenvolvimento dos seus produtos, a marca conta com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, nutricionistas, farmacêuticos, engenheiros e chefs de cozinha.

Segundo a Essential, os seus suplementos contam com as melhores matérias primas do mundo, adoçantes naturais, carboidratos com baixo índice glicêmico, frutas liofilizadas, certificados de qualidade e fibras solúveis e insolúveis.

A Essential Nutrition afirma não utilizar açúcar, adoçantes e corantes artificiais, gluten, lactose, gordura trans e organismos geneticamente modificados.

Toda a matéria prima passa por um criterioso controle de qualidade, que garante a sua qualidade, procedência e pureza.

Principais opções de ômega 3 da Essential Nutrition

Super Ômega 3 TG:

Super Ômega 3 TG da Essential Nutrition. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O Super Ômega 3 TG, uma das opções da Essential, está disponível em algumas opções de tamanho: 60 cápsulas, 90 cápsulas, 120 cápsulas, 180 cápsulas e 240 cápsulas.

O suplemento conta com certificação International Fish Oil Standards Program (IFOS), que é referência mundial no controle de qualidade de óleo de peixe.

Por estar na forma de TG (triglicerídeos), o suplemento pode aumentar a absorção em até 30%. Isso porque os triglicerídeos torna o organismo, após a ingestão do ômega 3, mais capaz de reconhecê-lo e absorvê-lo.

O produto também passa por um processo de destilação molecular, que evita a contaminação por metais pesados, que são extremamente prejudiciais à saúde.

Informações nutricionais

Cada porção do suplemento (2 cápsulas) conta com 0,72g de EPA, 0,48g de DHA e 3,2 mg de vitamina E.

Benefícios

O que dizem os usuários

De maneira geral, os clientes avaliam o produto de forma muito positiva, ressaltando a qualidade e o fato de não deixar gosto de peixe na boca.

Liquid Super Ômega 3 TG:

Super Ômega 3 TG líquido da Essential Nutrition. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O Liquid Super Ômega 3 TG é uma versão líquida do suplemento anterior. O produto vem em embalagem com 150 mL, que rende 30 doses.

O suplemento é a opção ideal para quem tem dificuldades em fazer o uso de suplementos em cápsulas, como é o caso de crianças e idosos. Além disso, conta com um sabor especial de mix de frutas, o que é muito bom para quem tem dificuldades com as cápsulas por achar que deixa gosto de peixe.

Informações nutricionais

Cada dose do suplemento líquido conta com 1,08 g de EPA, 0,72 g de DHA e 93 mg de vitamina E.

Benefícios

O que dizem os usuários

Os clientes que compraram o produto fizeram avaliações positivas, dando foco à qualidade do suplemento.

Ômega 3 DHA TG:

Ômega 3 DHA TG da Essential Nutrition. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O DHA TG também é um suplemento na forma de triglicerídeos tg, que aumenta a absorção do ômega 3. O suplemento está disponível em embalagem com 90 cápsulas, que rende 30 doses.

O suplemento também conta com certificação International Fish Oil Standards Program (IFOS).

Informações nutricionais

Cada cápsulas conta com 500 mg de DHA e 150 mg de EPA, além de vitamina E.

Benefícios

O que dizem os usuários

Os clientes avaliaram o produto de forma positiva, ressaltando a melhora da função cerebral e memória, principalmente de quem se dedica nos estudos.

Ômega 3 Liquid DHA TG:

DHA ultraconcentrado líquido da Essential Nutrition. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O Ômega 3 DHA Liquid é uma versão líquida ultraconcentrada do DHA da Essential. O suplemento está disponível em embalagem com 150 mL , que rende 30 doses.

É a opção indicada para quem tem dificuldades de aderir a tratamentos com cápsulas. Além da facilidade de deglutição, o suplemento tem um sabor agradável: mix de frutas. Assim como as demais opções de ômega 3 da Essential, está disponível na forma de triglicerídeos, o que facilita a absorção.

Informações nutricionais

Cada dose do suplemento (5 mL) conta com 1000 mg de DHA, 300 mg de EPA e 66 mg de vitamina E.

Benefícios

O que dizem os usuários

Os usuários avaliam o produto de forma positiva, indicando que é um produto confiável e de qualidade.

Afinal, o ômega 3 Essential é bom?

Suplementos de ômega 3 da Essential Nutrition. Imagem retirada do site oficial da Essential Nutrition

Antes de fazer uma análise, dando um veredito sobre as opções de ômega 3 da Essential, precisamos entender quais os critérios que um ômega 3 de qualidade deve seguir:

Concentração de EPA e DHA

O EPA e DHA são dois tipos de ácidos graxos que compõem o ômega 3. De maneira geral, podemos dizer que o EPA é mais voltado para a saúde cardiovascular, enquanto o DHA é mais voltado para a saúde cerebral.

De todo modo, é a concentração de EPA ou DHA (de acordo com o seu objetivo) um dos critérios que vai definir a qualidade do suplemento de ômega 3.

Um bom suplemento de ômega 3 deve ter, no mínimo, 60% de ômega 3. O ideal é consultar seu médico ou nutricionista para que ele avalie as doses e concentrações ideais para você.

Selo de qualidade

O selo de qualidade vai atestar a pureza do suplemento, indicando que ele é livre de metais pesados e outros contaminantes que podem ser altamente prejudiciais à saúde.

Vitamina E na fórmula

O ômega 3 é um pouco instável e pode ser oxidado com facilidade. Já a vitamina E é um poderoso antioxidante, que pode evitar a oxidação do ômega 3, garantindo a sua integridade.

Forma

O ômega 3 na forma de tg (triglicerídeos) é melhor reconhecido e absorvido pelo nosso corpo. Como mencionado, quando está nessa forma, a absorção aumenta cerca de 30%.

Embalagem opaca

Como mencionado, o ômega 3 tem uma estrutura química frágil e pode ser oxidado com facilidade, inclusive em contato com a luz.

Por isso, optar por um ômega 3 com embalagem opaca, que protege a cápsula da luz, garante a sua integridade.

Avaliação final sobre o ômega 3 da Essential

Além de ser muito bem avaliada pelos clientes, o ômega 3 da Essential preenche todos os requisitos de um ômega 3 de qualidade:

Portanto, todas as opções de ômega 3 da Essential Nutrition são produtos de alta qualidade.

Ômega 3: o que é, benefícios e como tomar

O omega 3 é extraído do óleo de peixe. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O corpo humano é capaz de sintetizar a maior parte das gorduras necessárias para o seu bom funcionamento. Contudo, isso não acontece com o ômega 3, que é um ácido graxo essencial para diversas funções no nosso corpo.

Como não pode ser sintetizado pelo corpo, deve ser obtido da alimentação ou suplementação.

O ômega 3 é um conjunto de ácidos graxos: ácido alfa-linolênico (ALA), ácido docosahexaenoico (DHA), ácido eicosapentaenoico (EPA). Esse ácidos graxos são incorporados nas membranas das células, otimizando as suas funções em diversos níveis e tecidos.

Leia também o nosso artigos sobre os Melhores Ômega 3 do mercado!

Tipos de ômega 3

Nos suplementos alimentares, geralmente, há uma predominância destes dois tipos de ácidos graxos:

EPA

Os ácidos graxos EPA têm duas propriedades primordiais: (1) propriedades anti-inflamatórias, o que ajuda a evitar problemas nas articulações, problemas na pele, inflamação crônica; (2) também contribui para a redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, auxiliando na manutenção da saúde cardiovascular.

Portanto, se você procura um suplemento de ômega 3 mais voltado para a saúde em geral e saúde cardiovascular, o ômega 3 EPA ou com maior concentração de EPA é a opção mais indicada.

No caso das opções da Essential Nutrition, opte pelo Super Ômega 3 TG ou Super Ômega 3 TG Liquid.

DHA

O cérebro é formado sobretudo por gordura. Cerca de 20% dessa gordura é formada por DHA. Diversas pesquisas científicas mostram que o DHA é capaz de aumentar a proteção dos neurônios, tornando-os mais resilientes e aumentando a capacidade cognitiva.

Além disso, atua na prevenção à depressão, inclusive a depressão pós parto, redução de estresse e melhora da atenção e memória.

Benefícios do ômega 3

Os principais benefícios do ômega 3 são:

Previne doenças cardiovasculares

O ômega 3 ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Fonte da imagem: Freepik.

Como mencionado, o ômega 3, principalmente com alta concentração de EPA, é capaz de reduzir os níveis de triglicerídeos, que se acumulam nas paredes dos vasos, causando obstrução e, consequentemente, uma porção de doenças cardiovasculares.

Além disso, o ômega 3 também reduz alguns marcadores inflamatórios, que contribuem para a inflamação e formação de placas nas paredes dos vasos.

Diminui os processos inflamatórios

O ômega 3 diminui os processos inflamatórios e alívio de dores no corpo. Fonte da imagem: Freepik.

O ômega 3, como já mencionado, ajuda a reduzir alguns marcadores inflamatórios. Consequentemente, há uma diminuição de inflamação pelo corpo e prevenção, bem como ajuda no tratamento de doenças causadas por inflamação.

Assim, associada ao tratamento das doenças e hábitos alimentares saudáveis, o ômega 3 ajuda a aumentar a qualidade de vida.

No casos dos atletas, por diminuir a inflamação, pode ajudar também a melhorar o desempenho físico.

Previne e auxilia no tratamento da depressão

O ômega 3 pode estabilizar o humor, prevenindo a depressão. Fonte da imagem: Freepik.

Como mencionado, o ômega 3 tem função neuroprotetora. Além disso, também atua estabilizando o humor, auxiliando no tratamento e prevenção da depressão.

Quando consumido durante a gravidez, o ômega 3 pode evitar a depressão pós parto.

Melhora o funcionamento cerebral

O DHA representa uma parcela significativa da constituição do cérebro. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O cérebro é formado por cerca de 60% de gordura. Desses 60%, 20% é formado por DHA. O DHA tem papel essencial no desenvolvimento do sistema nervoso.

A deficiência de DHA está associada ao declínio cognitivo, perda de memória e de atenção.

Melhora a saúde da pele

O ômega 3 protege a pele e ajuda a tratar a acne. Fonte da imagem: Freepik.

O ômega 3, como é um ácido graxo, ajuda a fortalecer a barreira natural da pele, garantindo a hidratação da pele e impedindo o surgimento de infecções.

Além disso, como tem atividade anti-inflamatória, ajuda a prevenir e tratar as lesões de acne. Isso porque as glândulas sebáceas inflamam quando obstruídas por gorduras ruins. O ômega 3, além de diminuir a inflamação, ajuda a evitar o acúmulo dessas gorduras ruins.

Fortalece o sistema imunológico

O ômega 3 fortalece o sistema imunológico, prevenindo infecções. Fonte da imagem: Freepik.

O ômega 3 funciona como um imunomodulador. Isso quer dizer que estimula a resposta imunológica efetiva quando há a necessidade, além de diminuir os processos inflamatórios quando necessário.

Assim, aliado a hábitos saudáveis, o consumo de ômega 3 fortalece o sistema imunológico, prevenindo infecções.

Melhora do sono

O ômega 3 também ajuda a melhorar a qualidade do sono. Fonte da imagem: Freepik.

A suplementação com ômega 3 também está associada à melhora da qualidade do sono. Isso acontece porque o ômega 3 ajuda a aumentar a síntese de determinados neurotransmissores que, além de melhorar o humor, tornam o sono mais regenerador.

Como tomar ômega 3

O indicado é ingerir o ômega 3 durante uma das principais refeições. Fonte da imagem: Freepik.

As quantidades ideais de ômega 3 para cada caso vai variar conforme as indicações do médico ou nutricionista. O ideal é consumir as quantidades recomendadas cerca de 30 minutos antes ou durante as principais refeições (café da manhã, almoço, jantar), porque isso ajuda na absorção do suplemento.