O uso de suplementos como whey protein, creatina, BCAA e glutamina é muito comum por aquelas pessoas que praticam atividade física regularmente e desejam melhorar o seu desempenho durante os treinos, ter seus corpos transformados e um estilo de vida mais saudável.

Todos esses suplementos trazem diversos benefícios estéticos, melhoram a performance e tem diversos efeitos positivos na nossa saúde.

Entretanto, é comum surgirem dúvidas a respeito de qual o melhor suplemento para determinado objetivo e se os suplementos podem ser tomados juntos, sem trazer danos para a saúde e sem atrapalhar os resultados almejados.

Ao longo desse artigo, você vai entender o que é cada um desses suplementos, quais os benefícios, se eles podem ser tomados juntos e como tomá-los.

Posso tomar todos esses suplementos juntos?

Sim, não há qualquer restrição para o uso em conjunto desses suplementos (whey protein, creatina, BCAA e glutamina).

Na verdade, se utilizado da maneira correta e aliado à atividade física intensa e dieta ajustada, o uso em conjunto desses suplementos tende a melhorar os seus resultados, modificando e melhorando a sua composição corporal (redução da gordura corporal e aumento da massa muscular).

O ideal é que a suplementação seja orientada por um nutricionista, que vai prescrever os suplementos, doses e horários ideais para o seu caso, de acordo com os seus objetivos.

Como tomar whey protein, creatina, BCAA e glutamina juntos?

O whey protein é extraído da proteína do soro do leite. Fonte da imagem: Freepik.

O uso do suplemento nutricional é indicado para quem deseja potencializar o seus resultados ou tem dificuldades em consumir as necessidades diárias dos nutrientes em questão.

Whey protein

É muito comum, por exemplo, que as pessoas façam uso do whey protein para bater as metas diárias necessárias de proteínas. Por isso, as quantidades e forma de uso devem ser ajustadas de acordo com cada caso e objetivo.

O whey protein pode ser tomado em dose única ou fracionada durante o dia. Como é um suplemento em pó e é prático, pode ser misturado em água ou utilizado para preparadas outras bebidas, como shakes e vitaminas ou até mesmo na preparação de alimentos sólidos.

A essa mistura, se for interessante para você, você pode adicionar os demais suplementos (creatina, BCAA e glutamina).

Todos eles são comercializados em pó, podendo ser misturado com outros alimentos.

Você pode tomar whey protein no pré treino, pós treino ou em qualquer outro momento do dia. O importante é que as metas diárias de proteínas sejam alcançadas.

Creatina

A creatina é um suplemento em pó, geralmente sem sabor, que também pode ser misturado em água ou outras bebidas.

O seu uso deve ser contínuo. Assim, mesmos nos dias em que não for treinar, o uso de creatina não deve ser suspenso.

Para uma melhor absorção do suplemento, o ideal é que ele seja ingerido juntamente com uma fonte de carboidrato.

A creatina pode ser tomada em qualquer momento do dia. O indicado é que você opte, dentro da sua rotina, por um horário que haja menos chances de você esquecer do uso do suplemento. Você pode, por exemplo, optar por tomar a creatina sempre que acordar.

As doses diárias recomendadas de creatina são de 3 gramas aproximadamente.

O aumento da força muscular é um dos principais benefícios da creatina. Fonte da imagem: Freepik.

BCAA

O BCAA pode ser ingerido no pré treino, pós treino ou durante o dia. Para quem almeja o ganho de massa muscular, o ideal é usar o BCAA após o treino.

Já para quem visa a diminuição da fadiga muscular e melhora da performance, é indicado tomar o BCAA no pré treino.

O ideal é que o BCAA também seja consumido junto com uma fonte de carboidrato e uma proteína completa, como o whey protein.

O BCAA é comercializado tanto em cápsulas quanto em pó. O suplemento em cápsulas é mais prático, enquanto o pó pode ser preparado com outras misturas, como num shake.

As doses diárias de BCAA recomendadas é de cerca de 9 a 12 gramas.

Glutamina

A glutamina também é um suplemento em pó e o ideal é que o seu uso seja fracionado durante o dia.

Você pode tomar glutamina com água, suco ou vitaminas e shakes. As doses diárias recomendadas ficam entre 8 e 15 g de glutamina.

Lembre-se de consultar um nutricionista e manter treinos e dietas ajustados para alavancar os seus resultados.

Conhecendo melhor cada suplemento

Agora que você sabe que podem ser tomados juntos, entenda melhor cada um dos suplementos citados e seus benefícios.

O que é whey protein?

Um dos principais benefícios do whey protein é a manutenção e aumento da massa magra. Fonte da imagem: Freepik.

O whey protein é um suplemento alimentar produzido a partir da proteína do soro do leite, uma proteína de alto valor biológico.

Dos suplementos comercializados em pó, o whey protein é o suplemento alimentar mais vendido.

O whey protein é um suplemento que é digerido rapidamente, possui alto teor de aminoácidos essenciais e não essenciais. Além disso, também é rico em leucina, um aminoácido não essencial, que estimula a síntese proteica.

Existem três tipos de whey protein: hidrolisado, concentrado e isolado. A grande diferença está nas concentrações de proteína, gordura e carboidrato.

O whey é um dos maiores aliados de quem deseja desenvolver os músculos. Associado à alimentação balanceada e prática de exercícios físicos, traz inúmeros benefícios para a saúde.

Benefícios do whey protein

O que é creatina?

 A creatina é um suplemento em pó ou cápsulas. Fonte da imagem: Freepik.

A creatina é uma amina produzida pelo fígado, pâncreas e rins a partir de dois aminoácidos. Também pode ser ingerida por meio da alimentação (carne vermelha e peixes) ou suplemento nutricional.

Cerca de 95% da creatina é armazenada no músculo esquelético e o restante no coração, músculos lisos, cérebro e testículos.

Benefícios da creatina

O que é BCAA?

O BCAA é um suplemento, em pó ou cápsulas, composto pelos aminoácidos de cadeia ramificada. Fonte da imagem: Freepik.

O suplemento de BCAA (BCAA – branched-chain amino acids ) é formado pelos aminoácidos essenciais de cadeia ramificada: leucina, isoleucina e valina.

Os aminoácidos são um dos constituintes das fibras musculares.

O BCAA é um conjunto de aminoácidos essenciais, ou seja, não são produzidos pelo nosso corpo e precisam ser ingeridos por meio da alimentação ou suplementação.

Esses aminoácidos estão envolvidos na síntese de proteínas e são precursores de alanina e glutamina, dois outros aminoácidos importantes, envolvidos em diversas funções no organismo.

Benefícios do BCAA

O que é glutamina?

A glutamina é um suplemento em pó ou cápsulas. Fonte da imagem: Freepik.

O suplemento de glutamina é produzido a partir do aminoácido glutamina, que está envolvido em uma série de processos no organismo: proliferação celular, balanço acido-básico, transporte de amônia e formação de glicose.

A glutamina também melhora as funções da célula do intestino, o que equilibra a flora intestinal e melhora o funcionamento do intestino.

Após a prática de atividades físicas intensas e duradouras, as concentrações de glutamina no tecido podem ser reduzidas. Por isso, é interessante e suplementação da glutamina, uma vez que a diminuição dessa concentração pode tornar as células mais suscetíveis às lesões, levando à morte celular.

Benefícios da glutamina