Os micronutrientes, ou seja, vitaminas e minerais, são substâncias fundamentais para o desenvolvimento e funcionamento do corpo humano. Esses micronutrientes não podem ser produzidos pelo nosso próprio corpo e precisam ser consumidos por meio de alimentos ou suplementos vitamínicos.

Portanto, uma alimentação nutritiva e variada tende a suprir as necessidades de micronutrientes. Contudo, por razões diferentes, nem sempre é possível manter uma alimentação diversificada, o que pode acabar causando deficiência de algumas vitaminas e minerais.

As crianças, por estarem em fase de desenvolvimento, têm as demandas por micronutrientes aumentadas. Além disso, geralmente, por conta de um paladar específico, podem ter dificuldade em manter uma alimentação diversificada, principalmente quando se trata de frutas, verduras e legumes.

Por conta disso, em muitos casos, a suplementação com vitamina infantil pode ser uma alternativa interessante. Atualmente, no mercado, existem opções de suplementos multivitamínicos voltados para as necessidades carenciais das crianças.

Ao longo deste artigo, você vai compreender melhor o que é multivitamínico infantil, quais as principais vitaminas e minerais importantes para o desenvolvimento das crianças, além de ter acesso a uma lista com as melhores opções de vitamina infantil do mercado.

Quando tomar vitamina infantil?

A suplementação com vitamina infantil é indicada sempre que a criança apresentar algum tipo de deficiência de um ou mais nutrientes. Para isso, o médico ou nutricionista deve ser consultado.

O ideal é fazer uma investigação levando em consideração hábitos alimentares, sinais e sintomas e exames laboratoriais, para que assim a deficiência seja identificada e a melhor opção de vitamina infantil seja prescrita de acordo com o caso.

Como escolher a melhor vitamina infantil

Na hora de escolher a vitamina infantil ideal, você deve levar em consideração o custo benefício, avaliando o valor e a dose que o produto oferece.

Também deve observar os componentes da fórmula para ver se estão de acordo com as necessidades nutricionais específicas da criança.

Um outro ponto importante é a forma da vitamina: em comprimidos, gomas, líquido ou comprimidos efervescentes. Escolha a opção que seja mais agradável para a criança em questão. Geralmente, as crianças se adaptam melhor às vitaminas em gomas ou em gotas.

10 melhores vitaminas infantis

Confira abaixo uma lista com as melhores opções de vitaminas infantis do mercado:

Puravida

Alpha Kids, suplemento de vitamina infantil da Puravida. Fonte da imagem: Amazon

O Alpha Kids, suplemento de vitamina infantil da Puravida, vem em embalagem com 150 minicápsulas mastigáveis, ideal para crianças com dificuldade de engolir comprimidos.

O suplemento é um mix de vitamina C infantil com ferro, com cromo, com zinco, com selênio, com biotina, com vitamina A, ácido pantotênico, outras vitaminas do complexo B, vitamina E e vitamina K.

De acordo com a Puravida, o suplemento fortalece o sistema imunológico, melhora o metabolismo energético, melhora a saúde da pele, unha e cabelos, além de oferecer mais saúde para os ossos, visão e sangue.

Vitafor

Vitabear, suplemento de vitamina infantil da Vitafor. Fonte da imagem: Amazon

O Vitabear, suplemento de vitaminas e minerais para crianças da Vitafor, vem em embalagem com 60 gomas mastigáveis com sabor de frutas.

O suplemento é um mix de vitamina C infantil com colina, com zinco, vitamina A, vitamina D3, vitamina E, selênio, ácido fólico e vitaminas do complexo B.

Este é um suplemento vitamínico infantil voltado para o fortalecimento do sistema imunológico.

Essential

A Essential conta com duas opções de suplemento vitamínico infantil:

Vitamini C

Vitamini C, suplemento vitamínico da Essential. Fonte da imagem: site focial da marca.

O Vitamini C, suplemento de vitamina C infantil da Essential, vem em embalagem com 60 gomas mastigáveis com 150 mg de vitamina C por goma.

As gomas de vitamina C da Essential contam com uma tecnologia de revestimento, que faz com que a vitamina C seja liberada apenas no intestino, onde será absorvida.

De acordo com a Essential, o suplemento ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, no metabolismo energético de proteínas e gorduras, na formação de colágeno, na absorção de ferro e na proteção contra danos causados pelos radicais livres.

Vitamini D3

Vitamini D, suplemento de vitamina infantil da Essential. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O Vitamini D3, suplemento vitamínico para crianças da Essential, vem em embalagem com 60 gomas mastigáveis com 400UI de vitamina D3 por goma.

As gomas vêm em 3 diferentes sabores: maçã verde, morango e manga.

De acordo com a marca, o uso do suplemento ajuda na imunidade, na formação de ossos e dentes, na manutenção dos níveis de cálcio, na absorção de fósforo e no funcionamento dos músculos.

Catarinense

Gummies Kids, suplemento de vitaminas da Catarinense. Fonte da imagem: Amazon

O suplemento de vitaminas para crianças da Catarinense vem em uma embalagem com 30 unidades de gomas mastigáveis com sabor de tutti-frutti.

O produto é um mix de vitamina A, vitamina D3, ácido ascórbico, vitamina K, tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), com nicotinamida, vitamina B6, ácido fólico, cianocobalamina (vitamina B12), biotina e ácido pantotênico (pantotenato de cálcio).

O produto promete melhora da imunidade, mais energia e disposição, fortalecimento de ossos e dentes, melhora da visão, além de auxiliar no metabolismo energético.

True Source

Picky Eater, suplemento multivitamínico para crianças da True Source. Fonte da imagem: Amazon

O suplemento multivitamínico para crianças da True Source é um suplemento em gomas mastigáveis que vem em embalagem com 30 unidades.

O suplemento é um mix de vitamina A, com zinco, com selênio, ácido ascórbico, niacinamida, vitamina E, ácido pantotênico (vitamina B5), riboflavina (vitamina B2), cloridrato de piridoxina (vitamina B6), cloridrato de tiamina (vitamina B1), com iodo, menaquinona-7 (vitamina K2), biotina (vitamina B7), colecalciferol (vitamina D3) e cianocobalamina (vitamina B12).

De acordo com a True Source, o suplemento ajuda a melhorar o desempenho cognitivo, auxilia na saúde física e mental, além de potencializar o desenvolvimento ósseo.

Eurofarma

Valda Imune Kids, suplemento de vitaminas para criança da Eurofarma. Fonte da imagem: Amazon

O suplemento vitamínico infantil da Eurofarma vem em embalagem com 30 unidades de gomas mastigáveis com sabores sortidos (laranja, morango, uva).

O suplemento é um complexo vitamínico com zinco, vitamina C e vitamina D.

De acordo com a Eurofarma, o suplemento é um reforço para a imunidade.

Bayer

Redoxitos, suplemento vitamínico infantil da Bayer. Fonte da imagem: Amazon

Redoxitos, suplemento vitamínico infantil da Bayer vem em embalagem com 25 unidades de gomas mastigáveis com 4 opções de sabor: laranja, morango, uva e, na versão com adição de zinco e vitamina D, sabores sortidos (laranja, morango e papaia).

O Redoxitos vem com 30mg de vitamina C. Já no Redoxitos+, além de 30mg de vitamina C, o produto conta com 5mg de vitamina D e 2,5mg de zinco.

O multivitamínico funciona como um reforço à imunidade, ativando as células de defesa e aumentando a síntese de anticorpos.

Equaliv

Ômega 3 Kids Oil, suplemento de ômega 3 infantil da Equaliv. Fonte da imagem: Amazon

O suplemento infantil de ômega 3 da Equaliv vem em embalagem com 30 unidades de cápsulas mastigáveis com sabor de laranja.

São 180mg de EPA e 120mg de DHA por porção (duas cápsulas).

De acordo com o fabricante, o uso do suplemento ajuda a manter níveis saudáveis de triglicerídeos, protege contra alergias na primeira infância e auxilia no processo de memória, aprendizado, sistema cognitivo, e melhora do comportamento.

Pharmaton

Mix de vitaminas e minerais da Pharmaton. Fonte da imagem: Amazon

O Vitawin 3, suplemento de nutrientes da Pharmaton, é um suplemento vitamínico em gotas que vem em embalagem de 150ml e tem sabor de uva.

É um complexo de vitamina C, vitamina D, com ferro e com cálcio.

De acordo com a marca, o suplemento é voltado para a saúde do sistema imune das crianças.

Belt Nutrition

Suplemento de vitaminas e minerais da Belt Nutrition. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O suplemento vitamínico da Belt Nutrition é um suplemento em gomas que vem em embalagem com 60 unidades com sabores sortidos: morango, abacaxi e maçã verde.

O suplemento é um mix com selênio, com iodo, com zinco, com biotina, vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitamina K e vitaminas do complexo B.

O uso do produto, de acordo com a marca, melhora a imunidade, é bom para a saúde os ossos e dentes, ajuda na prevenção de cáries e anemia, ajuda no crescimento saudável da criança, além de contribuir para melhorar a concentração e desempenho escolar.

Multivitamínico infantil: o que é e para que serve?

O polivitamínico é um suplemento com diversas vitaminas e minerais. Fonte da imagem: Freepik.

O multivitamínico ou polivitamínico é um suplemento alimentar formado por um complexo de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo humano.

No caso do complexo multivitamínico infantil, há um mix de vitaminas voltadas para as necessidades das crianças, que estão em fase de desenvolvimento.

Esses suplementos, além de terem as principais vitaminas e minerais de que as crianças precisam, também podem se apresentar na forma de gomas coloridas e sabores atraentes, como tutti-frutti, por exemplo, que agradam as crianças e facilitam a adesão ao tratamento.

Principais vitaminas e minerais para crianças

Muitas vitaminas e minerais podem ser obtidos por meio das frutas. Fonte da imagem: freepik.

As doenças causadas por deficiências nutricionais, em crianças, aumentam a suscetibilidade às infecções, diarreia e podem comprometer a maturação e desenvolvimento do sistema nervoso, visual, mental e intelectual, além de ossos e músculos.

Por isso, o cuidado com ingestão ideal de nutrientes, como vitaminas e minerais, é sinônimo de saúde e bem estar.

Confira abaixo as vitaminas e minerais mais importantes para o desenvolvimento infantil de forma saudável:

Vitamina C

Frutas cítricas são umas das principais fontes de vitamina C. Fonte da imagem: freepik.

O ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, participa de diversos processos celulares importantes, é fundamental para o fortalecimento do sistema imune, além de ajudar a manter a integridade dos vasos sanguíneos e ser essencial para a formação das fibras colágenas.

Além disso, também tem ação antioxidante e anti-inflamatória.

A deficiência de vitamina C pode causar processos hemorrágicos, anorexia e fadiga, além de aumentar a suscetibilidade às infecções e anemia.

A suplementação com vitamina C infantil é importante principalmente para o fortalecimento da imunidade (protegendo contra gripe e resfriado, que são comuns na infância) e aumento da absorção de ferro, prevenindo a anemia e garantindo um crescimento saudável.

Vitamina D

A exposição solar é a principal fonte de vitamina D. Fonte da imagem: freepik.

A vitamina D é um micronutriente essencial para diversas funções vitais. Ela pode ser obtida por meio de alimentos ou produzida pela pele a partir da exposição solar diária.

A vitamina D obtida da alimentação não é suficiente para a manutenção das quantidades mínimas diárias. Portanto, é necessária a a exposição solar ou suplementação.

A vitamina D é importante para a absorção do cálcio, fortalecimento de ossos, dentes e músculos, imunidade, além de contribuir para a saúde mental.

Em crianças, a deficiência de vitamina D pode levar ao raquitismo.

Ferro

O brócolis é um dos alimentos ricos em ferro. Fonte da imagem: freepik.

O ferro é um mineral essencial para a produção dos glóbulos vermelhos. São essas células que levam oxigênio a todos os tecidos do corpo. Portanto, é fundamental para a saúde e desenvolvimento.

A deficiência de ferro é a principal causa de anemia em todo o mundo e pode causar fadiga, fraqueza, falta de ar, palidez, tontura e falta de apetite.

Cálcio

O leite é rico em cálcio. Fonte da imagem: freepik.

O cálcio é um mineral fundamental para o organismo e sua importância está relacionada, principalmente, à saúde óssea, desde a formação, manutenção a rigidez do esqueleto.

O cálcio está presente de forma abundante no leite e seus derivados. Por isso, crianças com intolerância à lactose podem diminuir o consumo de cálcio e, por isso, é interessante o uso de suplementos.

Com cálcio deficiente, a criança pode desenvolver raquitismo, atraso no desenvolvimento motor e ficar mais suscetível a fraturas.

Vitaminas do complexo B

Folhas verdes são fontes de vitaminas do complexo B. Fonte da imagem: freepik.

As vitaminas do complexo B estão envolvidas em diversas funções celulares importantes, como metabolismo energético, formação das células vermelhas do sangue, síntese de DNA, funcionamento do sistema nervoso, saúde da pele e do intestino.

A deficiência de vitaminas do complexo B pode causar anemia, lesão aos nervos, fraqueza muscular, dificuldade para andar, além de confusão e demência.

Zinco

Leguminosas são alimentos ricos em zinco. Fonte da imagem: freepik.

O zinco é um outro mineral essencial para muitas funções celulares. É importante para o bom funcionamento da imunidade, tem ação antioxidante, além de ser fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudável.

A deficiência de zinco está associada à perda do apetite, queda de cabelo e e atraso no crescimento de bebês e crianças.

Vitamina E

A banana é um alimento rico em vitamina E. Fonte da imagem: freepik.

A vitamina E é um poderoso antioxidante e, por isso, protege a célula e o DNA de diversos danos causados por radicais livres.

É importante para a saúde da pele, do cabelo, para a imunidade e visão.

A deficiência de vitamina E pode causar anemia hemolítica, fraqueza muscular, visão embaçada e maior suscetibilidade a infecções por conta do enfraquecimento da imunidade.

Ômega 3

Peixes são fontes de ômega 3. Fonte da imagem: freepik.

O ômega 3 é um nutriente importante para o desenvolvimento e maturação do sistema nervoso, imunidade, além de ajudar na prevenção da obesidade e diabetes infantil.

A deficiência de ômega 3 pode causar problemas cognitivos, perdas de memória, lesões na pele, olhos secos, além de problemas com o sistema imune.