Por muito tempo o paradoxo francês chamou a atenção da comunidade científica: apesar do alto teor de gordura encontrada na dieta dos franceses, eles sempre tiveram boa saúde cardiovascular. Hoje em dia, sabe-se que este fenômeno está relacionado ao resveratrol, substância encontrada em uvas roxas e vinho tinto.
Por isso, o resveratrol tem sido objeto de estudo em todo o mundo e a suas propriedades vêm sendo associadas à proteção do sistema cardiovascular (protegendo contra doenças cardiovasculares), além de outros benefícios como prevenir o envelhecimento precoce.
Resveratrol – as 7 melhores marcas
Selecionamos uma lista com os melhores suplementos de resveratrol do mercado. Para isso, levamos em consideração a marca, concentração de resveratrol ativo e custo-benefício:
Puravida

O Resveramax é o suplemento de resveratrol da Puravida. A embalagem conta com 30 cápsulas de 165 mg de resveratrol.
Segundo a Puravida, o segredo do produto está na “na tecnologia de obtenção do trans-resveratrol biodisponível e no sistema de entrega da molécula, um berço de óleo de uva, a sinergia do licopeno e uma cápsula de colágeno.”
Os ingredientes são: trans-resveratrol, óleo de semente de uva, licopeno, óleo de coco e emulsificante lecitina de girassol.
O suplemento promete, por meio de ação antioxidante, proteger o corpo contra ameaças do meio ambiente, como microorganismos e radiação ultravioleta.
Vitafor

O Resveratrol Plus, suplemento de resveratrol da Vitafor, conta com 60 cápsulas com 165 mg de resveratrol por cápsula. Além disso, o produto tem a adição de outros nutrientes: ácido hialurônico, coenzima Q10, vitamina B3, vitamina B12, biotina e zinco.
De acordo com a Vitafor, o uso do suplemento promove a melhora da saúde da pele, do cabelo e das unhas. As vitaminas e o zinco ajudam no metabolismo dos carboidratos, lipídeos e proteínas.
Além disso, fortalece o sistema imunológico, ajudam na manutenção das mucosas e tem efeito antioxidante, combatendo os danos causados pelos radicais livres. Também tem ação anti inflamatória, cardioprotetora e previne o envelhecimento precoce.
Now Foods

O Extra Strength Resveratrol, suplemento de resveratrol da Now Foods (120 cápsulas) conta com 200 mg de resveratrol por cápsula, sendo uma das opções mais concentradas do mercado.
Segundo a marca, o produto tem propriedades antioxidantes, anti envelhecimento e anti inflamatórias.
True Source

O True Resveratrol é o suplemento de resveratrol da True Source, com cápsulas de 147 mg de resveratrol, 100 mg de proantocianidinas e 5 mg de licopeno por cápsula.
Segundo a marca, o produto promove efeito anti envelhecimento e ação antioxidante e aumenta a imunidade.
Os ingredientes são: trans-resveratrol de levedura (Saccharomyces cerevisiae), extrato seco de semente de uva (Vitis Vinefera), acetato de DL- alfa-toceferol, licopeno de tomate e estearato de magnésio.
Biogens

O Resveratrol Maximum, suplemento de resveratrol da Biogens, conta com 30 cápsulas de 165 mg de resveratrol por cápsula.
Segundo a Biogens, a fórmula conta com o trans resveratrol que é a forma ativa do resveratrol. Por isso, a substância é mais biodisponível, não sendo necessária a metabolização, aumentando a absorção.
Life Extension

Resveratrol Elite é o suplemento de resveratrol da marca Life Extension. O pote conta com 30 cápsulas vegetarianas, com 167 mg de resveratrol por cápsula (sendo 30 mg de trans resveratrol).
Segunda a marca, o produto é um suplemento anti idade, que auxilia na saúde cerebral e cardíaco, enquanto protege o corpo do estresse oxidativo.
O Resveratrol Elite foi formulado de forma especial, para que tenha uma biodisponibilidade 10x maior que o normal.
Growth Supplements

O Trans Resveratrol, suplemento de resveratrol da Growth Supplements. conta de 60 cápsulas com 165 mg de trans-resveratrol em cada cápsula.
Segundo a marca, o produto combate o estresse oxidativo da massa muscular, auxilia na função cardíaca, modula a inflamação, regula o nível de glicose, gera a ação quimio protetora frente a várias doenças, entre outros benefícios.
O que é resveratrol?
O resveratrol integra o grupos dos polifenóis, que são substâncias conhecidas por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. O resveratrol está presente em muitas plantas e seus subprodutos, como uva, vinho tinto, frutas vermelhas, cacau e amendoim.
Além desses alimentos, produtos de cuidados para a pele e suplementos de resveratrol também podem ser fontes da substância.
Por conta de suas diversas características que promovem saúde e bem estar, o resveratrol tem sido cada vez mais estudado.
Os estudos têm demonstrado a sua capacidade de melhorar a saúde cardiovascular e neurológica, proteger contra o câncer, diabetes e doenças renais com seus efeitos antioxidante e anti-inflamatório, além de estar associado ao aumento da longevidade.
O que é trans resveratrol?
O trans resveratrol é a parte ativa do resveratrol. Um suplemento de resveratrol pode conter quantidades variáveis de trans resveratrol.
A maior parte dos suplementos comercializados contém, em média, cerca de 50% do resveratrol ativo.
Como tomar o resveratrol?

No caso das frutas e plantas, você pode consumi-las na sua dieta por meio da fruta em si ou sucos, vitaminas e shakes. O ideal é que você busque a orientação de um nutricionista para que ele avalie as melhores quantidades e estratégias para o seu caso.
Se você é apreciador do vinho, principalmente do vinho tinto, temos uma boa notícia para você: as enzimas envolvidas no processo de fermentação da bebida aumentam a atividade do resveratrol, fazendo com que o vinho seja uma das principais fontes da substância.
Os tipos de vinho mais ricos em resveratrol são aqueles oriundos da uva Vitis Vinífera L, uma uva comumente encontrada na Europa e que dá origem aos vinhos Pinot Noir, Merlot, Carbenet Sauvignon e Tannat.
Contudo, não é indicado o consumo de mais de uma taça de vinho por dia.
Caso você deseje começar a fazer o uso do suplemento, consulte um um nutricionista para que ele avalie o uso e quantidades do suplemento.
Benefícios do resveratrol

Propriedades antioxidantes
Algumas reações químicas que acontecem no nosso organismo aumentam a produção de radicais livres, como agentes oxidantes, que causam danos ao DNA celular, promovendo dentre outros malefícios o envelhecimento celular.
O resveratrol é um agente antioxidante, ou seja, ele protege as células dos danos causados por esses agentes que são maléficos. Por isso, previne também o envelhecimento precoce da pele.
Diminui o colesterol LDL
O colesterol LDL (“colesterol ruim”) é um lipoproteína de baixa densidade produzida pelo fígado e levado na corrente sanguínea às células do corpo.
Quando produzido em excesso, o LDL pode ficar acumulado nas paredes dos vasos sanguíneos, obstruindo-os. Isso pode promover a elevação da pressão arterial, aterosclerose e outras doenças cardiovasculares.
Já o colesterol HDL é uma lipoproteína de alta densidade que tem por função transportar os cristais de colesterol até o fígado, onde será metabolizado e descartado. Quando nos níveis ideais, o HDL protege o coração contra diversas doenças.
O resveratrol, além de diminuir a produção de LDL, aumenta a produção de HDL, tendo assim efeito cardioprotetor.
Protege contra lesão muscular
O exercício físico, quando praticado de forma intensa, pode provocar o aumento da produção de radicais livres, que podem levar às lesões musculares. Estudos têm demonstrado que o uso de agentes antioxidantes pode minimizar e até evitar as lesões musculares causadas pelos danos oxidativos.
Um estudo feito com ratos sedentários submetidos a exercício físico intenso mostrou que o uso de resveratrol atenuou a lesão muscular causada pelo exercício físico.
Protege o cérebro
Outro grande benefício do resveratrol é a saúde neurológica. Um estudo demonstrou que o uso de resveratrol pode recuperar a estrutura cerebral lesionada por conta da deficiência de vitamina B1.
A deficiência prolongada de vitamina B1 leva à morte de neurônios e outras células, comprometendo a saúde cerebral. Antigamente, a ciência acreditava que esse tipo de lesão por deficiência de vitamina B1 era irrecuperável.
Um estudo realizado pela PUC Minas demonstrou que o uso de resveratrol diminuiu a inflamação causada pela morte dos neurônios e estimulou a neurogênese (produção de novos neurônios) no local, levando à recuperação da lesão.
Previne depressão
O resveratrol inibe a atividade do MAO-A, um gene que fornece informações para a produção da monoamina oxidase-A, uma enzima que causa a diminuição de neutrotransmissores epinefrina e serotonina.
A serotonina, que está diminuída na depresão, é responsável, dentre outras funções, por regular o humor.
Controla a pressão arterial
O uso de resveratrol aumenta a liberação de óxido nítrico, um potente vasodilatador. Como dilata os vasos sanguíneos, diminui a pressão arterial.
Diminui a produção de estrogênio
O estrogênio é um hormônio associado ao aumento da gordura corporal, diminuição da massa muscular e da força.
O resveratrol atua diminuindo a produção do estrogênio.
Protege contra o câncer
O resveratrol tem papel na prevenção do câncer por ser capaz de prever a proliferação das células tumorais. Esse mecanismo acontece ao inibir a proteína NF Kappa B, que regula a proliferação celular.
Além disso, o resveratrol minimiza a quantidade de medicamentos usado na quimioterapia e pode minimizar os efeitos colaterais do tratamento.
Protege contra diabetes
O resveratrol atua inibindo a ação de algumas enzimas que fazem a quebra de dissacarídeos no lúmen intestinal. Isso diminui a absorção de açúcares simples, diminuindo a glicemia em jejum e glicemia pós-prandial.
Modula a resposta do sistema imunológico
O resveratrol tem atividade imunomodulatória. Isso quer dizer que ele é capaz de aumentar ou reduzir a secreção de citocinas envolvidas na resposta imune.