A suplementação com whey protein é uma estratégia bastante utilizada por atletas e pessoas que querem melhorar o resultado estético e performance física.

Por isso, se utilizam do whey, principalmente com o intuito de alcançar as doses mínimas diárias de proteína de forma prática e rápida. Basta misturar o pó proteico com o ingrediente de sua preferência e já está garantida uma boa dose de proteína no dia.

Contudo, apesar da praticidade, muitas pessoas acabam enjoando de fazer o uso do suplemento com água e optam por incrementar o preparo com outros ingredientes. Desses ingredientes, o leite é um dos mais utilizados. Confere mais sabor e consistência à mistura.

A partir dessa tentativa de inovação, surge então outras dúvidas: posso tomar whey com leite? Isso vai afetar os meus resultados? Tem alguma influência na absorção da proteína?

Como fica a absorção?

Whey com leite é absorvido de forma mais lenta que whey com água. Fonte da imagem: freepik

De fato, ao tomar whey com leite em vez de whey com água, você está sujeito a uma absorção mais lenta. E essa, juntamente com a quantidade de calorias, é a grande diferença para o whey com água.

Essa diferença na maneira de absorver acontece porque o leite possui outras proteínas (a caseína, por exemplo) e gorduras. Esses componentes, misturados com o whey, fazem com que absorção e digestão sejam mais lentas.

Já no caso da mistura de whey protein com água, a absorção é muito mais rápida, uma vez que a água não possui outros componentes que retardam a absorção.

Afinal, pode tomar whey com leite?

Desde que você não seja intolerante aos componente do leite, você pode tomar whey protein com leite. Fonte da imagem: freepik.

De maneira geral, a resposta é sim. Você pode tomar whey com leite, desde que não seja intolerante aos componentes do leite, como a lactose ou caseína, por exemplo.

Caso você seja intolerante à lactose, o ideal é você optar pelo whey isolado, que, além de não possuir nenhuma gordura e concentrações baixas de carboidratos, possui nenhum ou níveis muito baixos de lactose.

Outro ponto que se deve prestar atenção é quanto à quantidade de calorias. Ao optar tomar whey protein com leite, lembre-se que essa mistura possui o dobro de calorias do que a mistura de whey com água.

Por exemplo, estima-se que uma dose de whey com água possui por volta de 110 calorias, enquanto que uma dose de whey protein com leite, 280.

Contudo, o fato de ser uma mistura mais calórica não é, necessariamente, ruim. Pode ser uma estratégia muito inteligente para quem está em fase de bulking, que precisa ingerir uma quantidade maior de calorias.

Por vezes, a ingestão de calorias na fase do bulking é desgastante e o indivíduo pode ficar desanimado por ter que comer em tantas quantidades. Por isso, alimentos calóricos e de fácil ingestão, como o shake de whey com leite é uma boa alternativa.

Portanto, se você prefere tomar com leite e não possui qualquer tipo de intolerância aos componentes do leite, saiba que não há qualquer problema em fazer essa mistura. Entretanto, lembre-se de ajustar com seu nutricionista as quantidades de calorias, a fim de obter melhor resultado.

Lembre-se também que o leite desnatado é menos calórico que o leite comum.

Whey protein com leite x seus resultados

O uso de suplementos com leite não vai atrapalhar os seus resultados. Fonte da imagem: Freepik

Pelo fato de ter uma demora maior para absorver o whey quando misturada com leite, algumas pessoas acreditam que isso pode interferir nos resultados e isso gera dúvida a respeito do seu consumo com outros ingredientes.

Isso não é verdade. O organismo vai aproveitar os nutrientes e proteínas da melhor forma possível.

Até porque, se houvesse interferência nos resultados, não seria recomendado fazer ingestão de alimentos sólidos, que possuem digestão mais demorada que os líquidos.

Inclusive, o uso com estratégia de whey com leite pode potencializar os seus resultados – na fase do bulking, por exemplo (como já mencionado).

Por isso, pode ficar despreocupado e continuar fazendo o básico bem feito: alimentação regrada + atividades físicas intensas + suplemento. Adicione os fatores tempo e paciência a esta receita e você irá alcançar o seu objetivo em relação ao seu corpo e melhorar o seu desempenho físico.

Vantagens de tomar whey protein com água

O uso de whey com água é ideal para que está em fase de cutting. Fonte da imagem: Freepik.

A proteína do soro do leite misturada com água possui preparo prático e fácil. Dependendo da sua estratégia alimentar, você pode adicionar algumas frutas como banana e morango congelados – é uma opção gostosa e que vai adicionar uma consistência mais cremosa ao seu shake.

Absorção rápida

O consumo de whey protein com água, como já mencionamos, é absorvido mais rapidamente.

Essa é a combinação ideal para quem deseja fazer uma refeição pré-treino sem sentir o corpo pesado ou indisposto.

Hipocalórico

Como vimos, tomar whey com água tem menos calorias que com leite. Essa é uma alternativa indicada para quem está em fase de restrição calórica, ou em fase de cutting, que é a estratégia utilizada para perder o máximo possível de gordura corporal com manutenção de massa muscular.

Prático

É uma refeição prática e rápida de fazer. Você só precisa de uma dose de whey, um pouco de água e uma coqueteleira. Assim, só precisa misturar sua proteína em pó com água e garantir seu aporte proteico. Além disso, pode levar para qualquer lugar, inclusive para a academia.

Low carb

Whey com água tem baixa quantidade de carboidrato. É ideal para quem está fazendo restrição de carboidratos em dietas low carb.

Sem lactose

Para os intolerantes à lactose, a recomendação é whey isolado (fique atento aos tipos de whey!) com água ou algum leite vegetal.

Vantagens de tomar whey protein com leite

O uso de whey  com leite é uma alternativa inteligente para quem está em bulking. Fonte da imagem: Freepik.

O whey protein com leite é uma alternativa escolhida principalmente por quem deseja variar no preparo do whey, dando mais sabor e consistência ao suplemento.

Hipercalórico

O shake de whey protein com leite tem o dobro de calorias que o mix de whey com água. Essa é uma vantagem para quem está em bulking (que é a estratégia alimentar em que há um consumo maior de calorias), combinado com treino intenso, visando a hipertrofia e ganho de peso.

Mais proteína

Além das proteínas do suplemento, você tem também as proteínas do próprio leite. É uma forma rápida e fácil de ajudar a alcançar as quantidades diárias mínimas de proteína.

Além disso, alguns estudos apontam que a proteína do soro do leite, quando associada a outra proteína, como a caseína, gera uma melhor recuperação dos músculos depois dos treinos. Por isso, pode ser uma excelente alternativa de refeição pós-treino.

Sabor

Por conta do carboidrato, o leite é mais adocicado, o que costuma agradar mais que a bebida de whey com água.

Consistência

O shake fica mais consistente e cremoso, perfeito para vitaminas e para bater com frutas. Isso permite uma variedade maior no consumo do suplemento, facilitando a sua aderência por parte dos atletas.

Independente da maneira como será preparada, se com leite ou água, a suplementação com whey é proveitosa para o organismo. Por isso, procure o seu nutricionista para que ele possa elaborar a melhor estratégia de acordo com seu caso e objetivo.