A Tribulus terrestris é uma erva daninha, geralmente cultivada em regiões secas. Essa planta é conhecida, principalmente na China e na Índia, por suas propriedades afrodisíacas. A erva tem flores de cor amarela e possui sabor semelhante ao do limão.

A partir do extrato retirado dessa planta é produzido o tribulus terrestris, antes considerado um suplemento alimentar. Se popularizou entre os atletas pelos seus efeitos de regulação hormonal que acabam por promover a hipertrofia (ganho de massa magra).

Atualmente, depois de uma resolução da ANVISA, de 2020, o tribulus terrestris deixou de ser considerado um suplemento alimentar e passou a ser considerado um medicamento fitoterápico.

Portanto, o seu uso só é permitido mediante apresentação de receita médica ou de nutricionista especialista em fitoterápicos.

Tribulus terrestris: saiba como funciona

Popularmente conhecido pelo seu potencial de aumentar a libido, melhorando o desempenho sexual e promover o ganho de massa muscular, o tribulus terrestris tem diversos outros benefícios para a saúde.

O medicamento é um fito hormônio, ou seja, é uma substância derivada de uma planta e tem a capacidade de provocar regulação hormonal.

O tribulus é rico em saponinas, flavonoides, alcalóides, glicosídeos, fitoesteróis e taninos. Todas essas substâncias, principalmente as saponinas, desempenham funções importantes no organismo, promovendo saúde e bem estar.

Conhecido por suas propriedades afrodisíacas, o tribulus terrestris aumenta a libido. Fonte da imagem: Freepik.

Ainda não se sabe, de fato, se o tribulus terrestris aumenta a produção e secreção de testosterona, entretanto estudos apontam que o composto promove regulação hormonal que envolve os níveis de testosterona biodisponível.

As saponinas, presentes em abundância no tribulus terrestris, é responsável por boa parte dessa regulação hormonal.

Como também são ricos em flavonoides, tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Confira aqui os principais benefícios do uso de tribulus terrestris para o corpo humano:

  1. Aumento da libido e do desempenho sexual
  2. Melhora do perfil lipídico e proteção do coração
  3. Ganho de massa muscular
  4. Alívio dos sintomas da menopausa
  5. Controle da glicemia
  6. Aumento da fertilidade
  7. Fortalecimento do sistema imunológico
  8. Efeito diurético
  9. Ação anti-inflamatória
  10. Ação antioxidante

Tribulus terrestris apresenta efeitos colaterais?

Os principais efeitos colaterais do tribulus terrestris estão ligados a desconfortos abdominais. Fonte da imagem: Freepik.

O uso de tribulus terrestris pode apresentar alguns efeitos colaterais, principalmente se utilizado de forma prolongada (além do recomendado) ou sem orientação médica.

Os principais efeitos colaterais são: desconforto abdominal, sono leve, distensão abdominal, prisão de ventre, dor abdominal, flatulências, diarreia, náusea, pele oleosa, desregulação do ciclo menstrual, irritabilidade, insônia e poliúria.

Portanto, pelo seu bem estar, caso mais de um sintoma surja, o indicado é procurar um médico para que ele avalie o caso.

Saiba para quem o tribulus terrestris não é indicado

O tribulus terrestris não é indicado para grávidas, pois pode trazer problemas para o bebê no futuro. Fonte da imagem: Freepik.

O tibulus terrestris não é indicado para grávidas (a exposição a hormônios andrógenos pode causar problemas para o bebê no futuro), lactantes, homens com aumento de próstata, pessoas com problema no fígado ou quem sofre com pressão arterial alta.

Como tomar tribulus terrestris

Como é um medicamento fitoterápico (derivado de planta com propriedades medicinais), o tribulus terrestris dever ser prescrito por médico ou nutricionista especialista em fitoterápicos.

O medicamento pode ser encontrado em pó ou em cápsulas.

O tribulus terrestris deve ser comprado mediante apresentação de receita médica. Fonte da imagem: Freepik.

Quando em cápsulas, o uso recomendado é de uma cápsula, três vezes ao dia. Quando em pó, a recomendação é de 3g, que podem ser fracionadas três vezes no mesmo dia.

O tribulus terrestris em pó pode ser diluído em água ou outra bebida líquida.

Essa é uma recomendação geral. Para atingir os melhores resultados no seu caso, siga as orientações dadas pelo médico ou nutricionista.

Tribulus terrestris x Maca peruana

A maca peruana é um suplemento extraído de uma raiz cultivada nos Andes, no Peru. Possui benefícios semelhantes ao tribulus terrestris. Fonte da imagem: Freepik.

Assim como o tribulus terrestris, a maca peruana é um composto extraído de uma planta. Ambos possuem propriedades medicinais semelhantes: aumento da massa magra, estimulante sexual, fortalecimento do sistema imunológico, aumento da fertilidade, ação anti-inflamatória, controle da glicemia, melhora do perfil lipídico, entre outros.

Contudo, ao contrário do tribulus terrestris, que agora é considerado um medicamento fitoterápico, a maca peruana é um suplemento alimentar e pode ser comprado sem prescrição médica.

Não há relatos de malefícios causados pela associação destes dois fitoterápicos. Entretanto, não deixe de conversar com o seu médico se utilizar maca peruana e tribulus terrestris, em conjunto, é uma boa opção para você.

Critérios que você deve observar na hora de escolher o melhor tribulus terrestris

Ao comprar um medicamento, suplemento ou quaisquer outros produtos que envolvam a nossa saúde, queremos sempre as melhores opções, não é mesmo?

Por isso, elencamos alguns critérios que você deve observar na hora de fazer a sua compra e escolher o melhor tribulus terrestris.

1) Procedência e credibilidade da marca

Comprar produtos de marcas de confiança, com tradição e credibilidade no mercado pode poupar muitos problemas. Por isso, fique atento à reputação da marca e ao que outros clientes que compraram os mesmos produtos costumam dizer.

2) Grau de pureza do tribulus terrestris

Esse é o critério mais importante. Para que você alcance os resultados desejados, o tribulus terrestris deve ter o maior grau de pureza possível.

Basicamente, o que define o grau de pureza do tribulus terrestris é a quantidade de saponinas presente. Quanto maior a concentração de saponinas, mais puro é o tribulus terrestris.

O ideal é que o produto contenha pelo menos de 30-40% de saponinas.

A saponina também está presente no feijão, soja, lentilha e leguminosas. Fonte da imagem: Freepik.
A saponina também está presente no feijão, soja, lentilha e leguminosas.

3) Custo-benefício

Além de o produto ser de uma marca confiável, de qualidade e ter alto grau de pureza, o ideal é que o preço a ser pago por ele seja justo.

Por isso, fique atento também aos preços. Faça pesquisa de mercado e compare quantidade, qualidade, pureza e preços.

Lista com os melhores tribulus terrestris

Agora que você já conhece os critérios que devem ser levados em consideração na hora de escolher o melhor tribulus terrestris, vamos te apresentar uma seleção com os melhores tribulus terrestris do mercado.

1) Muscletech

Tribulus Terrestris da Muscletech. Imagem: Amazon

O tribulus terrestris da Muscletech, laboratório americano, vem com 100 cápsulas de 650 mg cada.

Esse produto conta com 90% de saponinas e apresenta bom custo-benefício, sendo um dos melhores tribulus terrestris do mercado.

O produto é vendido em cápsulas.

Confira o preço na Amazon

2) Now Foods

Tribulus Now Sports. Imagem: Amazon

Uma outra opção interessante é o tribulus terrestris da marca Now Foods. Este tribulus tem 45% de saponinas.

Segundo a marca, o uso do produto promove: aumento da força, resistência, ganho de massa muscular e melhora da performance física.

Além disso, também promete: funcionar como anabolizante natural, melhorar humor e auto estima, aumentar o vigor, aumentar a produção de testosterona, maximizar as funções reprodutoras, aumentar a libido, diminuir o colesterol.

Segundo a Now Foods, o produto não apresenta efeitos colaterais.

O produto é vendido em cápsulas.

Confira o preço na Amazon

3) Optimum Nutrition

Tribulus em cápsulas da Optimum Nutrition. Imagem: site oficial da marca

O tribulus terrestris da marca Optimum Nutrition oferece 40% de saponinas, o que está dentro do grau de pureza recomendado.

Segundo a marca, o produto estimula a produção de testosterona e promove aumento da massa muscular.

O produto é vendido em cápsulas.

Confira o preço na Amazon

4) Leader Nutrition

Tribulus Terrestris da Leader Nutrition. Imagem: Mercadão Suplementos

O tribulus terrestris da Leader Nutrition tem alto teor de saponinas: 60%, o que faz com que o produto da marca tenha um grau alto de pureza, sendo um dos melhores tribulus terrestris da lista.

Segundo a marca, o uso continuado do produto apresenta como benefícios: aumento do desejo sexual e da fertilidade, provoca vasodilatação, aumenta a força e resistência física, sem oferecer riscos à saúde.

O produto é vendido em cápsulas.

Confira o preço na Amazon

5) Black Skull

Tribulus Black Skull. Imagem: Netshoes

O tribulus terrestris da marca Black Skull, reconhecida no mercado pela qualidade dos seus suplementos, é um produto que também apresenta bom custo-benefício.

Segundo a marca, o produto promove o aumento da testosterona, auxilia no processo de ganho de massa muscular, regula a função muscular e diminui o estresse oxidativo no organismo.

A Black Skull não informa a quantidade de saponinas do produto, entretanto os comentários das pessoas nos sites que vendem o produto são bastante positivos.

O produto é vendido em cápsulas.

Confira o preço na Amazon

6) Oficial Farma

Tribulus Terrestris Oficial Farma. Imagem: site oficial da marca

O tribulus terrestris da Oficial Farma tem 40% de saponinas.

Segundo a marca, o produto auxilia na ereção e aumento da libido, aumenta a produção natural de testosterona, auxilia no ganho de massa magra, aumenta a energia e diminui a fadiga.

O produto é vendido em cápsulas.

Confira o preço na Amazon

7) TST Lift

Tribulus Terrestris com Maca Peruana TST Lift. Imagem: Americanas

O tribulus da marca TST Lift é um mix de maca peruana com tribulus terrestris.

A quantidade de saponinas é de 40%.

Segundo a marca, o produto auxilia no aumento de massa magra, aumento de testosterona, força e resistência.

Também auxilia no combate ao estresse, anemia, promove melhora da depressão e estimula o desejo sexual.

O produto é vendido em cápsulas.

Confira o preço na Amazon

8) Black Monster

Tribulus Terrestris com Maca Peruana Black Monster. Imagem: Netshoes

A Black Monster é uma outra marca que tem qualidade reconhecida no mercado.

O tribulus desta marca conta com 70% de saponinas e tem adição de maca peruana, potencializando os benefícios de ambas substâncias.

O produto promete melhorar a impotência sexual, reduzir a pressão arterial, controlar a glicemia e prevenir doenças cardiovasculares.

O produto é vendido em cápsulas.

Confira o preço na Amazon

FAQ

Quanto tempo leva para o tribulus terrestris fazer efeito?

Em regra, dois meses após o início do uso.

Por que a ANVISA proibiu o tribulus terrestris?

Na verdade, a ANVISA não proibiu a venda do produto, apenas restringiu. Segundo o órgão, a medida visa diminuir a exposição da população às substâncias que atuam sobre o sistema reprodutor e produzem hormônios sexuais.

É saudável tomar tribulus terrestris?

Sim, o tribulus é um fitoterápico, ou seja, é um derivado de um produto natural que tem propriedades medicinais. Somente deixa de ser saudável se o seu consumo ultrapassar as doses e tempo preconizados pelo profissional de saúde.

Qual é melhor: tribulus terrestris ou maca peruana?

Ambos apresentam diversos benefícios para o organismo, não havendo um que seja superior ao outro.

Qual o melhor horário para tomar o tribulus?

Não existe, em termos de absorção ou melhoras de resultados, um horário apropriado. Entretanto, como estimula o sistema nervoso central, o ideal é que o tribulus seja tomado pela manhã ou antes das atividades físicas.

Pode tomar tribulus à noite?

Como é estimulante do SNC, se tomado à noite pode causar dificuldades para dormir.

Pode tomar tribulus terrestris em jejum?

O ideal é que seja consumido durante alguma refeição. Há relatos de desconfortos gástricos causados em pessoas que tomaram o tribulus em jejum.

Por quanto tempo pode tomar tribulus terrestris?

Por até 90 dias.

Pode tomar tribulus durante o ciclo menstrual?

O indicado é que as mulheres interrompam o uso do tribulus cinco dias antes do início da menstruação e retome o uso após o final.

Tribulus terrestris pode causar acne?

Por aumentar a produção de hormônios andrógenos, que podem aumentar a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade da pele, podendo causar ou agravar o quadro de acne.

O tribulus ajuda a emagrecer?

Não há evidências de queima de gordura. Entretanto, de forma indireta, o tribulus pode auxiliar no emagrecimento por aumentar a energia e resistência física e aumentar a massa muscular.

Qual o melhor tribulus terrestris?

Quanto mais ricos em saponinas, melhor é o tribulus terrestris. Um exemplo de marca que tem tribulus com altas concentrações de saponinas é a Black Monster.