Bastante difundido entre os atletas e praticantes de atividades físicas, os termogênicos são substâncias que prometem promover a queima de gordura corporal, diminuindo o peso e acelerando o processo até o shape dos sonhos.
Ao longo deste artigo, você vai compreender o que é termogênico, quais são os benefícios, como tomar e ter acesso a uma lista com os melhores termogênicos do mercado.
Como escolher o melhor termogênico
Para escolher o melhor termogênico, você deve levar em consideração alguns fatores:
Custo benefício: para calcular o custo benefício e poder fazer comparações, você deve dividir o valor do produto pela dose oferecida. Lembre-se de levar em consideração a concentração das principais substâncias (com maiores efeitos termogênicos).
Qualidade da marca: para garantir a qualidade do produto, dê preferência às marcas com boa reputação no mercado.
Ingredientes: se você está em busca do melhor termogênico, fique atento aos ingredientes que compõem o suplemento e pesquise os seus efeitos. Também observe as concentrações e compare com outros produtos.
Tipo de termogênico: um outro ponto importante é o tipo de termogênico.
Atualmente, existem os termogênicos em pó, que são práticos e podem ser adicionados às receitas ou bebidas; termogênicos em cápsulas, que também é uma opção prática e fácil de engolir; e os comprimidos, que geralmente são opções mais baratas e com adição de nutrientes, como vitaminas e minerais.
Top 10 melhores termogênicos do mercado
Confira abaixo uma lista com os 10 melhores termogênicos do mercado:
Thermo Energy Sanavita
O termogênico da Sanavita é um termogênico em pó, que vem em embalagem de 300 g.
Está disponível em três sabores: abacaxi com hortelã, frutas roxas e laranja.
As principais substâncias termogênicas são a cafeína 93 mg, taurina 1000 mg e inositol 50 mg. Além disso também conta com alguns nutrientes: sódio, selênio, cromo, vitamina C e vitaminas do complexo B.
De acordo com a marca, o uso do produto promove um aumento do foco, energia, disposição e concentração no dia a dia, melhorando a qualidade de vida.
Termo Plus Vitafor
O Termo Plus, termogênico da Vitafor, é um termogênico em pó, que vem em embalagem de 240 g.
Está disponível em três sabores: tangerina com chá verde, frutas vermelhas com gengibre e laranja com gengibre.
São 200 mg de cafeína por porção. Além disso, também conta com a adição de vitamina C, zinco, selênio e cromo.
De acordo com a Vitafor, a vitamina C e a vitamina B3 auxiliam no metabolismo energético, a vitamina C, selênio e zinco fortalecem o sistema imunológico.
O uso do suplemento aumenta o estado de alerta, concentração, resistência e desempenho durante as atividades físicas; fortalece o sistema imune; auxilia no metabolismo energético e funciona como um estimulante para diversas atividades, além de aumentar o gasto calórico.
A Vitafor também conta com a opção do mesmo suplemento em cápsulas. São 90 cápsulas, porém com menor concentração de cafeína (120 g).
2HOT Max Titanium
O 2Hot é o termogênico em pó da Max Titanium. Vem em embalagem de 200g, com 70 mg de cafeína e 800 mg de taurina por porção. Além disso, também conta com a adição de chá verde, pimenta vermelha e gengibre, que também possuem ação termogênica.
O suplemento alimentar está disponível em três sabores: tangerina, limão e uva.
O uso do termogênico aumenta o estado de alerta durante a atividade física, auxilia no metabolismo energético, aumentando a queima de gordura e melhora a concentração.
Shot Thermo Max Max Titanium
A Max Titanium tem um outro suplemento termogênico, que é um suplemento em cápsulas.
São 60 cápsulas com 140 g de cafeína, 710 mg de taurina, 190 mg de L-carnitina e 140 mg de extrato de cacau.
De acordo com a marca, o uso do suplemento aumenta o estado de alerta e concentração, auxilia no metabolismo energético, estimulando a queima de gordura e serve como estimulante para a realização da prática de atividade física.
Therma Pro Hardcore Integralmédica
O Therma Pro Hardcore, termogênico em cápsulas da Integralmédica, tem duas opções: 60 e 120 cápsulas com 280 mg de cafeína para cada duas cápsulas. Não conta com a adição de outros termogênicos.
De acordo com a marca, o uso do suplemento termogênico Therma Pro Hardcore tem rápida absorção, promove a queima de gordura, aumento de energia e aumento de resistência durante a atividade física.
Thermo Flame Black Skull
O suplemento termogênico da Black Skull vem em embalagem com 120 cápsulas. São 360 mg de cafeína por porção (2 cápsulas). O suplemento não conta com a adição de outros termogênicos.
De acordo com a marca, o termogênico é capaz de promover a termogênese, que é a liberação de calor. Se aliado a uma alimentação adequada e exercícios físicos intensos, o termogênico auxilia no processo de emagrecimento.
Também aumenta o foco e concentração, melhorando o desempenho durante a atividade física.
Hot Termogênico Growth
O Hot termogênico da Growth é um dos suplementos com mais alta concentração de cafeína do mercado. São 60 comprimidos com 420 mg de cafeína por cápsula.
O produto não conta com a adição de outros termogênicos.
De acordo com a marca, o suplemento promove o estímulo à queima de gordura, efeito estimulante do sistema nervoso central, melhorando a concentração e rendimento físico e melhora da disposição. É um produto desenvolvido para a perda de gordura (inclusive a tão temida gordura abdominal), termogênese e controle de peso.
Thermogenic Probiotica
O termogênico da Prebiótica vem em embalagem com 120 cápsulas, com 400 mg de cafeína por porção (2 cápsulas). O produto não tem a adição de outros termogênicos.
Segundo a marca, o termogênico auxilia no processo de emagrecimento, serve como estimulante e melhora o desempenho e resistência durante o treino.
Oxydrol Darkness
O termogênico em cápsula da Darkness vem em embalagem com 60 cápsulas com 420 mg de cafeína por cápsula.
O produto é ultra concentrado e tem rápida absorção.
De acordo com a marca, o uso do produto promove a queima de gordura, melhora da performance, mais energia para os treinos, mais força e aumento da disposição.
Thermo Bio2
O termogênico em pó da BiO2 vem em embalagem com 100 g.
São 200 mg de cafeína por porção, tendo chá verde, gengibre em pó e guaraná como ingredientes.
De acordo com a marca, é uma dose de energia extra de forma natural, com nutrientes que otimizam os resultados.
Termogênico: o que é?
O termogênico é uma substância capaz de estimular o metabolismo, elevando os componentes do gasto energético durante os treinos, o que aumenta a oxidação de substratos energéticos e promove a queima de gordura corporal e perda de peso.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, termogênico é toda substância projetada para complementar a demanda de energia e melhorar a resistência aeróbica em exercícios físicos de longo prazo.
Existem vários tipos de substâncias com efeito termogênico, como a cafeína e taurina, por exemplo. As substâncias termogênicas são absorvidas no intestino e, em seguida, ganham a corrente sanguínea. Assim, estimulam a liberação de adrenalina no organismo, acarretando no aumento da frequência cardíaca e temperatura corporal.
Os suplementos termogênicos são compostos formados por uma ou mais substâncias termogênicas e tem por objetivo melhorar o resultado e desempenho dos usuários. Se deseja iniciar o uso de termogênico, consulte um médico ou nutricionista.
Benefícios do termogênico
Os termogênicos são indicados para quem deseja acelerar o metabolismo, aumentar a queima de gordura e melhorar o desempenho físico. Isso porque o termogênico apresenta alguns benefícios:
Dá mais energia para a prática de atividades físicas
O termogênico atua também estimulando o sistema nervoso central. Assim, aumentam o estado de alerta e reduzem a sensação de fadiga, melhorando a concentração e o desempenho durante os treinos.
Estimula a queima de gordura corporal e perda de peso
A taxa metabólica pode ser definida como a velocidade com que o nosso corpo queima calorias. Com o uso de termogênicos, a taxa metabólica é acelerada.
Algumas pessoas, por terem o metabolismo lento (por uma questão genética), acabam tendo mais dificuldade em queimar gordura e perder peso. O uso de termogênico, aliado à dieta e exercícios físicos, acelera o metabolismo, aumentando a queima de calorias para gerar calor, aumentando a temperatura corporal. A esse processo dá-se o nome de termogênese.
Assim, o termogênico aumenta a oxidação de gordura e ajuda a melhorar a composição corporal.
Diminui a retenção hídrica
Com o uso do termogênico há um aumento da frequência e gasto cardíaco. Com isso, aumenta também o fluxo sanguíneo renal e quantidade de glomérulos. Por isso, o termogênico tem também, na maioria das vezes, um efeito diurético.
Assim, diminui a retenção hídrica, auxiliando na perda de peso, melhora do aspecto de pele e diminui a aparência de inchaço.
Principais substâncias termogênicas
As substâncias termogênicas podem ser naturais ou sintéticas. Confira abaixo alguns dos principais termogênicos:
Cafeína
A cafeína é uma droga psicotrópica, que estimula o sistema nervoso central. Por isso, aumenta o estado de alerta, concentração, reduz o sono e aumenta a capacidade para a realização de diversas atividades.
Em doses excessivas, pode causar insônia, ansiedade, taquicardia. A suspensão do uso pode causar abstinência, gerando dores de cabeça, irritabilidade e letargia.
A cafeína também tem efeito ergogênico reconhecido, por melhorar o rendimento e desempenho em diversas modalidades esportivas. Esse efeito se dá ao fato de poupar o glicogênio muscular, reduzindo a fadiga e por permitir uma maior adaptação ao estresse provocado pela prática dos exercícios físicos.
Taurina
A taurina é um aminoácido considerado semi-essencial. Isso quer dizer que, apesar de ser produzido pelo próprio organismo, a síntese é insuficiente, sendo necessária a ingestão por meio da dieta.
Como também é um antioxidante, a taurina ajuda a diminuir os danos oxidativos causados pelos exercícios físicos intensos. Além disso, favorece a captação de glicose pelas células musculares e hepáticas, otimizando a síntese de proteínas e o desempenho físico dos atletas.
A taurina também promove o aumento da força de contração muscular e protege o coração de situações de estresse. Além disso, também tem ação anti-inflamatória.
L-carnitina
A L-carnitina é um aminoácido produzido pelo nosso organismo e pode ser encontrado em alguns alimentos, como carne, peixes e lácteos.
A L-carnitina estimula a queima de gordura e poupa o glicogênio muscular, retardando a fadiga durante os treinos.
Além disso, atua na atividade mitocondrial, oxidando ácidos graxos, aumentando, assim, a energia.
Chá verde
O chá verde também é um termogênico natural. Seu consumo vem sendo associado à perda de peso e pode ser utilizado como auxiliar no tratamento da obesidade e dislipidemias.
O chá verde tem a capacidade de aumentar a oxidação de gordura, diminuindo a gordura corporal. Além disso, tem efeito antioxidante e anti-inflamatório.
Guaraná
Outro termogênico natural que é bastante eficiente é o guaraná. Ele é rico em cafeína e antioxidantes que aceleram o metabolismo e aumentam a oxidação de gordura. Assim, além de queimar gordura, poupa o glicogênio muscular, retardando a fadiga e melhorando o desempenho durante as atividades físicas.
Além disso, também tende a reduzir o apetite, fazendo com que comamos menos, o que pode contribuir para a perda de peso.
Como tomar termogênico
O ideal é que você procure um nutricionista antes de iniciar o uso de suplemento termogênico. Ele vai avaliar as concentrações, quantidades e melhor horário de acordo com o seu caso e necessidades.
O uso do termogênico não é indicado durante a noite, uma vez que a ação das substâncias estimulantes pode prejudicar a qualidade do sono ou gerar insônia.
Quanto ao jejum, o ideal é observar a sua adaptação. Para algumas pessoas, o termogênico não causa problemas ao ser ingerido em jejum. Contudo, algumas pessoas relatam enjôo e mal estar. Nesse caso, opte pela ingestão durante as refeições.
Como tem substâncias estimulantes, o uso do termogênico no pré treino é uma alternativa interessante, porque pode dar mais energia e melhorar o rendimento durante o treino.
Em todo o caso, consulte um nutricionista.
Qual a diferença entre termogênico e pré treino?
Apesar de tanto o termogênico quanto o pré treino geralmente conterem estimulantes em sua formulação, eles não são sinônimos e apresentam algumas diferenças entre si.
O termogênico libera catecolaminas, ou seja, adrenalina, que estimula a termogênese e lipólise (quebra de gordura).
Já o pré treino tem como objetivo principal a melhora da performance durante o treino. Geralmente, tem menos (ou nenhuma) substâncias estimulantes, tendo menos efeitos colaterais.
Termogênico e os efeitos colaterais
Quando consumidos em excesso ou sem orientação de um profissional de saúde, o uso de termogênico pode causar ansiedade, insônia, taquicardia, palpitações e dores de cabeça, enjôo, aumento da pressão arterial e agitação.
Por isso, não deixe de procurar um médico ou nutricionista para que ele avalia e necessidade e o melhor termogênico para o seu caso.