A spirulina é uma cianobactéria que tem sido objeto de estudo por conta das suas propriedades nutricionais e benefícios. Como suplemento dietético, traz diversos benefícios por ser rica em proteínas, aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes.

Inclusive, a spirulina tem sido estudada como alternativa para o combate à desnutrição proteica, mal que acomete ainda uma parte da população mundial, principalmente a mais pobre.

Portanto, a spirulina é uma alternativa aos alimentos proteicos de origem animal, como a carne vermelha, por exemplo.

Foi considerada pela Organização Mundial da Saúde como o alimento do milênio, sendo uma boa opção de suplemento alimentar para quem deseja um estilo de vida mais saudável.

Ao longo deste artigo, você vai compreender melhor o que é spirulina e quais são os seus benefícios para o corpo humano, para quem é indicada e como tomar, e ter acesso a uma lista com as cinco melhores spirulina do mercado.

Como escolher a melhor spirulina

Confira abaixo alguns critérios a serem levados em consideração na hora de escolher as melhores spirulinas:

Concentração de spirulina

Para escolher a melhor spirulina, você deve observar a concentração de spirulina por cápsula. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomenda a ingestão diária de 1,6 gramas de spirulina.

Por isso, o indicado é que a porção do produto tenha um valor próximo ao recomendado pela ANVISA.

Adição de outros nutrientes

Ao escolher a melhor spirulina, você também deve dar preferência às opções que contam com a adição de outros nutrientes, que podem potencializar os efeitos da spirulina, trazendo ainda mais benefícios à saúde.

Custo benefício

Um bom produto deve ter qualidade e preço justo, ou seja, bom custo benefício. Para escolher a melhor spirulina, você deve avaliar o valor por porção, sempre levando em consideração a concentração e adição de outros nutrientes.

Top 5 melhores spirulinas

Confira abaixo uma lista com as melhores spirulinas do mercado:

Now Foods

Certified Organic Spirulina Now Foods

Spirulina  em cápsulas da Now Foods. Fonte da imagem: site oficial da marca.

A spirulina em cápsulas da Now Foods vem em embalagem que conta com 100 cápsulas.

São 3g de spirulina e 2g de proteínas por porção (6 cápsulas). Não conta com a adição de outros nutrientes.

De acordo com a marca, o uso do suplemento auxilia no emagrecimento por aumentar a saciedade, ajuda no bom funcionamento do intestino, acelera o metabolismo, combate a retenção de líquidos, melhora o humor e disposição e tem ação antioxidante.

Confira o preço na Amazon

Certified Organic Spirulina Powder Now Foods

Spirulina em pó da Now Foods. Fonte da imagem: site oficial da marca.

A spirulina em pó da Now Foods vem em embalagem de 113 gramas e conta com 3,3 g de spirulina e 2g de proteínas por porção. Além disso, tem 1,6 mg de ferro, 5 mg de cálcio e 56 mg de potássio.

De acordo com a marca, o suplemento é uma ótima fonte de vitamina do complexo B, vitamina A e outros nutrientes.

Auxilia no emagrecimento, funcionamento do intestino, fortalece o sistema imunológico, melhora o humor e disposição, além de ter ação antioxidante e anti inflamatória.

Confira o preço na Amazon

Puravida

Spirulina Orgânica Puravida

Spirulina Orgânica da Puravida. Fonte da imagem: Amazon

A spirulina orgânica da Puravida vem em embalagem que conta com 200 comprimidos. São 3 g de spirullina e 2 g de proteínas por porção (6 comprimidos).

Além disso, conta com 23 mg de sódio, 6,5 mg de ferro, 20 mg de magnésio e 29 mcg de vitamina K.

De acordo com a marca, o produto é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, trazendo diversos benefícios à saúde e bem estar.

Confira o preço na Amazon

Spirulina Premium Puravida

Spirulina Premium Puravida. Imagem: Amazon

A spirulina premium da Puravida conta com 600 comprimidos por embalagem. O produto tem 3 g de spirulina e 2 g de proteínas por porção (6 comprimidos).

Além disso, também tem 23 mg de sódio, 6,5 mg de ferro, 6,8 mg de betacaroteno, 8,9 mg de cálcio, 20 mg de magnésio e 29 mcg de vitamina K.

De acordo com a marca, é um produto de alta biodisponibilidade, fácil digestão, fonte de minerais e vitaminas importantes e ajuda na melhora da performance durante a atividade física.

Confira o preço na Amazon

Ocean Drop

Spirulina Ocean Drop. Fonte da imagem: site oficial da marca.

A spirulina da Ocean Drop vem em embalagem de 96g e conta com 240 comprimidos, sendo 400mg de spirulina por comprimido.

Para cada 10g de spirulina, o produto tem 6,35 g de proteínas, 12,30 mg de ferro, 30 mg de magnésio, além das vitaminas do comlexo B.

De acordo com a Ocean Drop, o uso do suplemento ajuda a reduzir o colesterol, auxilia no emagrecimento, fortalece o sistema imune, tem ação antioxidante, melhora os sintomas da rinite alérgica, melhora da saúde hepática, aumento do rendimento físico, reduz a glicemia, previne a anemia e doenças cardiovasculares.

Confira o preço na Amazon

True Source

True Spirulina, spirulina da True Source. Fonte da imagem: Amazon

A spirulina da True Source vem em embalagem com 120 tabletes.

Cada porção (tabletes) conta com 3g de spirulina e 2,3g de proteínas. Também tem concentrações de cálcio e vitamina B12.

O uso do produto melhora o perfil lipídico, auxilia no controle da pressão arterial, diminui a gordura hepática, controla a glicemia e ajuda a melhorar a performance esportiva.

Confira o preço na Amazon

Vital Atman

Spirulina da Vital Atman. Fonte da imagem: Amazon

A spirulina da Vital Atman vem em embalagem com 240 cápsulas.

A porção (4 cápsulas) conta com 2g de spirulina, 1g de proteína, além de ferro e vitaminas do complexo B.

De acordo com a marca, o uso do suplemento aumenta a disposição e energia.

Confira o preço na Amazon

FAQ

Como utilizar a spirulina para emagrecer?

Para o emagrecimento, além de aliar alimentação balanceada e ajustada para este objetivo e treinos, a spirulina deve ser utilizada preferencialmente 40 min antes das principais refeições. Assim, aumenta a saciedade e reduz a sensação de fome, fazendo com que você coma menos.

De qualquer forma, consulte um médico ou nutricionisa.

Qual a diferença entre chlorella e spirulina?

A chlorella é uma alga, enquanto a spirulina é uma cianobactéria. Além disso, existem também algumas diferenças nutricionais: a chlorella é mais rica em gorduras boas, enquanto a spirulina é mais rica em proteínas.

Pode tomar chlorella e spirulina juntas?

Sim, não há qualquer restrição. Juntas podem ter seus efeitos positivos potencializados.

Pode tomar spirulina em jejum?

Sim. Se você optar por tomar a spirulina pela manhã, ela deve ser ingerida em jejum, cerca de 40 min antes do café da manhã.

Pode tomar spirulina à noite?

Não há problemas em fazer a ingestão de spirulina à noite, apesar de não ser a condição ideal.

Quem tem problemas de circulação pode tomar spirulina?

Sim. Inclusive, pessoas com problemas de circulação podem ser beneficiar do uso da spirulina.

Por conta de suas propriedades anti inflamatórias e antioxidantes, pode causar a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo e a circulação.

Quem tem problemas na tireoide pode tomar spirulina?

Em regra, não há problemas. Contudo, o médico sempre deve ser consultado.

Pode tomar spirulina todos os dias?

Sim, o ideal é o uso contínuo do suplemento para que ele promova os benefícios para a saúde.

Spirulina: o que é?

O suplemento de spirulina pode ser encontrado é comprimidos ou em pó. Fonte da imagem: freepik.

A spirulina é uma cianobactéria, também conhecida como alga azul. É uma alga verde azulada que, geralmente, cresce em lagos com água doce com pH alcalino. É uma alga de rápida reprodução, podendo dividir-se cerca de três vezes ao dia.

Além disso, a spirulina é uma alga que tem paladar agradável, não apresenta problemas de digestão ou toxicidade ao corpo humano.

A spirulina tem cerca de 60-70% de proteínas, betacaroteno, ferro, ácido gama-linolênico, além de outras vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais.

Benefícios da spirulina

Reduz o colesterol

A spirulina ajuda a reduzir os níveis de colesterol. Fonte da imagem:  freepik.

Os níveis de colesterol, quando elevados, são fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e aterosclerose, por exemplo.

Essas doenças são umas das maiores causas de morte em todo o mundo. Quando o indivíduo sobrevive, por vezes, tem a sua qualidade de vida afetada por muito tempo.

O uso da spirulina ajuda a reduzir os níveis de colesterol por inibir a ação da lipase pancreática, o que diminui a absorção da gordura no corpo.

Efeito antioxidante

A spirulina tem propriedades antioxidantes e combate o envelhecimento precoce da pele. Fonte da imagem: freepik.

Por ser rica em agentes antioxidantes, a spirulina confere maior elasticidade à pele, reduz processos inflamatórios, previne o envelhecimento precoce da pele, além de favorecer a saúde dos cabelos e unhas.

Previne e ajuda no tratamento da anemia

A spirulina melhora o conteúdo da hemoglobina e estimula a produção de glóbulos vermelhos. Fonte da imagem: freepik.

Como é rica em ferro e vitaminas do complexo B, principalmente vitamina B12, a spirulina estimula a produção dos glóbulos vermelhos, além de melhorar o conteúdo da hemoglobina. Por isso, previne a anemia.

Um estudo realizado com um grupo de idosos mostrou que a suplementação com spirulina melhora os quadros de anemia.

Auxilia na recuperação muscular

A spirulina ajuda na recuperação muscular. Fonte da imagem: freepik.

Como a spirulina é rica em antioxidantes, magnésio e ômega 3, ajuda no processo de recuperação muscular, o que também pode ajudar a melhorar a performance e desempenho durante os treinos.

Aumenta a disposição

A spirulina aumenta a energia e disposição. Fonte da imagem: freepik.

A spirulina é rica em proteínas, magnésio e funciona também como um prebiótico. As proteínas funcionam como uma fonte de energia; o magnésio ajuda na produção da síntese de hormônios que aumentam a síntese de bem estar.

Como funciona também como um prebiótico, a spirulina ajuda no aumento de algumas bactérias que contribuem para a síntese de vitamina B6, que também aumenta a energia e disposição.

Fortalece o sistema imunológico

A spirulina ativa e fortalece o sistema imunológico. Fonte da imagem: freepik.

Por conter ácido linoleico e outros compostos antioxidantes, a spirulina ajuda a regular e ativar células do sistema imunológico, ativando a resposta imune a microorganismos.

Reduz a glicemia

A spirulina diminui a concentração de glicose no sangue. Fonte da imagem: freepik.

A spirulina tem a capacidade de diminuir as concentrações de glicose no sangue, ajudando no controle, tratamento e prevenção da diabetes.

Isso porque a spirulina é rica em antioxidantes e compostos fenólicos, como a ficocianina que estimula a síntese e utilização da insulina, hormônio responsável por diminuir as concentrações sanguíneas de glicose.

Tem ação anti inflamatória

A spirulina tem ação anti inflamatória. Fonte da imagem: freepik.

Um dos principais componentes da spirulina é a ficocianina que, além de ser antioxidante, tem também ação anti inflamatória porque produz moléculas de sinalização que medeiam o processo inflamatório e são capazes de regulá-lo.

Auxilia no emagrecimento

A spirulina ajuda no processo de perda de peso. Fonte da imagem: freepik.

Como é rica em proteínas e nutrientes, a spirulina aumenta a saciedade, o que é positivo para o processo de emagrecimento porque contribui para a diminuição da ingestão calórica.

A spirulina também atua inibindo a lipase enzimática, o que faz com que haja uma diminuição da absorção de gordura pelo corpo.

Além disso, aumenta a energia e disposição, bem como a força e resistência durante os treinos, o que também auxilia no emagrecimento.

Alivia os sintomas de rinite alérgica

A spirulina ajuda no tratamento da rinite alérgica. Fonte da imagem: freepik.

A rinite alérgica é a inflamação das vias nasais por conta de alérgenos, como poeira, ácaros e outros microrganismos.

Como tem propriedades anti inflamatórias, a spirulina ajuda a aliviar os principais sintomas: congestão nasal, coceira e excesso de espirros.

Um estudo feito com um grupo de 127 pessoas demonstrou a eficácia da spirulina no alívio dos sintomas da rinite alérgica.

Auxilia no processo de ganho de massa muscular

A spirulina também pode ajudar no ganho de massa muscular. Fonte da imagem: freepik.

A spirulina é rica em proteínas, com um bom perfil de aminoácidos, contendo aminoácidos essenciais. Por isso, se consumida nas quantidades ideais, pode ajudar no processo de hipertrofia.

Além disso, por dar mais energia, disposição e aumentar a força e resistência física, melhora o desempenho durante os exercícios físicos, o que também ajuda no processo de ganho de massa muscular.

Suplemento dietético de spirulina: como tomar

Um dos possíveis efeitos colaterais do uso de spirulina são as náuseas. Fonte da imagem: freepik.

A spirulina é um suplemento que está disponível em cápsulas, em pó ou em comprimidos. A spirulina em pó pode ser consumida com água ou dissolvida em outros alimentos, como suco de frutas ou vitaminas.

A maioria do estudos indicam que o consumo de spirulina não deve ultrapassar 10g por dia. Em todo o caso, o nutricionista deve ser consultado.

A spirulina é considerada um nutracêutico, ou seja, um alimento que pode trazer benefícios para a saúde. Por isso, a spirulina é indicada para quem tem problemas com rinite alérgica, diabetes, colesterol alto, anemia e quem busca emagrecimento ou ganho de massa muscular.

O médico ou nutricionista deverá ser consultado para avaliar cada caso em particular.

A spirulina não é indicada para indivíduos com fenilcetonúria, que é uma doença genética que faz com que o indivíduo não seja capaz de converter a fenilalanina em tirosina, causando retardo mental grave, convulsões, hiperatividade e pele e cabelo pouco pigmentados pela falta de melanina.

A spirulina também não é indicada para quem tem alergia a frutos do mar.

Os efeitos colaterais são raros, mas quando ingerida em doses excessivas pode causar vômito, náuseas e dores de cabeça.