Os probióticos, que são microorganismos comercializados em cápsulas, pó ou líquido, tem ganhado cada vez mais destaque no mercado de suplementos. Isso porque o uso do produto, além de melhorar a saúde intestinal e fortalecer o sistema imunológico, pode ser utilizado na prevenção e tratamento de diversas doenças, como a gastrite, por exemplo.

Ao longo deste artigo, você vai compreender o que são os probióticos, quais os principais tipos, benefícios, como escolher o melhor probiótico, além de ter acesso a uma lista com os 10 melhores probióticos do mercado.

Como escolher o melhor probiótico

Antes de escolher o melhor probiótico, lembre-se de consultar um profissional de saúde (médico ou nutricionista) para que ele avalie a necessidade do uso e o melhor tipo de probiótico de acordo com a suas particularidades.

Para garantir a eficácia do tratamento e dos benefícios proporcionados pelo uso de probióticos, é preciso garantir a qualidade do probiótico escolhido.

Se você deseja escolher um probiótico de qualidade, deve ficar atento a alguns critérios, como:

  • Custo benefício;
  • Qualidade e reputação da marca;
  • Tipo de probiótico (cápsulas, comprimidos, pó ou líquido);
  • Cepas bacterianas – de acordo com o seu objetivo e UFC.

A UFC é a unidade formadora de colônias e, diariamente, você deve consumir ao menos 2 bilhões por dia. Por isso, fique atento à essa quantidade na hora de fazer a sua compra.

Se possível, opte pelos probiótiocos liofilizados, que duram mais tempo à temperatura ambiente.

Top 10 melhores probióticos

Preparamos uma lista com os melhores probióticos para o intestino, de acordo com os critérios estabelecidos no tópico anterior:

Probiotic-10 25 Billion – Now Foods

Probiotic 10, probiótico do Now Foods. Fonte da imagem: Amazon

O Probiotic-10 25 billion da Now Foods conta com três opções de tamanho: 30, 50 e 100 cápsulas. São 25 bilhões de UFC até a data de validade.

De acordo com a marca, o produto oferece um espectro de bactérias resistentes a ácidos do trato gastrointestinal. O probiótico também ajuda a manter a integridade intestinal e participa do processo de desintoxicação. Além disso, o probiótico ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Nesse probiótico, são utilizadas as cepas bacterianas Lactobacillus, Bifidobacterium e Streptococcus.

Dr Formulated Probiotics Once Daily Women’s – Garden of Life

Probiótico feminino da Garden of Life. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O Dr Formulated Probiotics Once Daily Women’s é o probiótico feminino da Garden of Life. O suplemento é voltado à saúde vaginal, digestiva, do trato urinário e imunológica.

São 50 bilhões de bactérias benéficas (UFC). Dentre elas, o produto conta com cepas bacterians de L. reuteri (tratamento de diarreias, diminuição da inflamação, e fortalece o sistema imunológico) e L. fermentum (diminui alergias e fortalece o sistema imunológico).

O suplemento é um probiótico liofilizado.

A embalagem vem com 30 cápsulas e a marca recomenda o uso de uma cápsula por dia.

Dr Formulated Probiotics Once Daily Men’s – Garden of Life

Probiótico masculino da Garden of Life. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O Dr Formulated Probiotics Once Daily Men’s é o probiótico masculino da Garden of Life. O suplemento é voltado à saúde do cólon, digestiva e imunológica.

São 50 bilhões de bactérias benéficas (UFC). Dentre elas, Lactobacillus e Bifidobacterium, duas das cepas bacterianas mais utilizadas e pesquisadas por conta de seus benefícios para o organismo.

O suplemento é um probiótico liofilizado e, por isso, pode ser mantido à temperatura ambiente.

A embalagem vem com 30 cápsulas e a marca recomenda o uso de uma cápsula por dia.

Natural Probiotic 30 Billion CFUs – Healthy Origins

Probiótico da Healthy Origins. Fonte da imagem: Amazon

O probiótico da Healthy Origins vem em embalagem com 60 ou 150 cápsulas. São 30 bilhões de UFC, formada por uma mistura de 8 cepas bacterianas (Lactobacillus acidophilus, Bifidobacterium lactis, Bifidobacterium longum, Lactobacillus rhamnosus, Bifidobacterium breve, Lactobacillus casei, Lactobacillus salivarius, Lactobacillus plantarum.

De acordo com a marca, o uso do suplemento melhora a saúde digestiva, melhorando o funcionamento intestinal e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

O suplemento é estável à temperatura ambiente.

Simcaps – Vitafor

Probiótico em cápsulas da Vitafor. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O probiótico em cápsulas da Vitafor vem em embalagem de 30 ou 60 cápsulas com 3 bilhões de UFC, que mistura cinco cepas bacterianas: Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus casei, Lactococcus lactis, Bifidobacterium bifidum e Bifidobacterium lactis.

De acordo com a marca, o produto é resistente às intempéries do sistema gastrointestinal e promove a melhora da saúde intestinal.

Probiótico Simfort – Vitafor

Probiótico em pó da Vitafor.

A Vitafor também conta com a opção de probiótico em pó (60 ou 30 sachês de 2g cada). Esta opção é ideal para quem deseja misturar o probiótico às bebidas ou adicioná-lo no preparo de alguns alimentos.

É um probiótico liofilizado que conta com a mesma composição da versão em cápsulas.

Probiotic Acidophilus – Puritan’s Pride

Probiótico da Puritan's Pride. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O probiótico da Puritan’s Pride vem em embalagem de 100 cápsulas, com 100 milhões de UFC.

São utilizadas cepas bacterianas de Lactobacillus acidophillus, que ajuda no tratamento de diarreia, melhora os sintomas da síndrome do intestino irritável, fortalece o sistema imunlógico e melhora a saúde intestinal e do sistema digestivo como um todo.

Cada cápsula também conta com a adição de 109 mg de cálcio por cápsula. Geralmente, os probióticos aumentam a absorção dos nutrientes, como o cálcio.

A marca recomenda o uso de uma cápsula por dia.

A Puritan’s também conta com outra opção de probiótico em cápsulas:

Proud Origins Pro-10 – Puritan’s Pride

Proud Origins da Puritan's Pride. Fonte da imagem: site oficial da marca.

Este suplemento conta com 120 cápsulas com 20 bilhões de UFC, formadas pelas seguintes cepas: Lactobacillus, Bifidobacterium e Streptococcus.

De acordo com a marca, o suplemento fortalece a imunidade, melhora a saúde intestinal e proporciona o equilíbrio da flora intestinal.

Purabiotics – Puravida

Probiótico da Puravida. Fonte da imagem: Amazon

O Purabiotcs, probiótico da Puravida, vem em embalagem com 30 cápsulas, com 18 bilhões de UFC, composta por 4 espécies bacterianas: Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus paracasei, Bifidobacterium animalis subsp lactis, Bifidobacterium animalis subsp lactis.

A marca recomenda o uso de 3 cápsulas ao dia, de preferência no período noturno.

De acordo com a marca, o uso do produto fortalece o sistema imunológico, impede a multiplicação de patógenos, sintetiza nutrientes, contribui para o metabolismo e auxilia na eliminação de substâncias tóxicas.

Floraliv – Sanavita

Probiótica da Sanavita. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O probiótico da Sanavita vem em embalagem com 30 cápsulas, com 6 bilhões de UFC de 4 cepas bacterianas: Lactobacillus acidophillus, Lactobacillus paracasei, Bifidobacterium lactis e Bifidobacterium lactis.

De acordo com a marca, o uso do probiótico equilibra a flora intestinal, contribui para a saúde gastrointestinal, ajuda no funcionamento do intestino e favorece a imunidade.

As cápsulas são gastrorresistentes.

Florassist Balance – Life Extension

Florassist Balance, probiótico da Life Extension. Fonte da imagem: Amazon

O probiótico da Life Extension vem em embalagem com 30 cápsulas, de 5 bilhões de UFC com cepas bacterianas de Lactobacillus e Bifidobacterium.

De acordo com a marca, o suplemento otimiza a saúde digestiva, promove resposta imune saudável e auxilia na saúde do corpo inteiro.

FAQ

O uso de probióticos é vantajoso para quem faz atividades físicas?

Sim. Como o probiótico auxilia na saúde intestinal e pode aumentar a capacidade de absorção de nutrientes, faz com que atletas tenham nutrientes e suplementos melhor absorvidos, alavancando os seus resultados.

Por isso, procure um profissional de saúde para conversar sobre o tema.

Quando é necessário tomar probiótico?

O ideal é que o probiótico seja prescrito por médico ou nutricionista.

Em regra, o suplemento é prescrito quando há a necessidade de reequilibrar a flora intestinal, geralmente após o uso prolongado de antibióticos, cirurgia bariátrica ou doenças crônicas.

O uso de probióticos pode causar efeitos colaterais?

Sim, algumas pessoas podem apresentar episódios de diarreia, gases ou estufamento.

Qual a diferença entre probiótico e prebiótico?

Os probióticos são as bactérias propriamente ditas. Já os prebióticos são as fibras das quais essas bactérias se nutrem.

Pode tomar probióticos e prebióticos juntos?

Sim, desde que prescritos e orientados por um profissional de saúde.

Como consumir probióticos de forma natural?

Por meio de alimentos como iogurte, leite fermentado, kefir, kombucha, picles de pepino e levedura natural.

Microbiota intestinal ou flora intestinal: entenda o que é

Microbiota intestinal é o conjunto de micro organismos que habitam no intestino. Fonte da imagem: freepik.

A microbiota ou flora intestinal pode ser definida como a coleção de micro-organismos que povoam o intestino, em uma relação de simbiose. Estima-se que no trato gastrointestinal haja mais de mil tipos de espécies de microorganismos.

Esses microorganismos interagem com o nosso corpo de diversas formas diferentes, modulando a inflamação, participando da síntese e absorção de nutrientes e substâncias importantes para o funcionamento do corpo.

Em algumas situações, como algumas doenças ou cirurgias bariátricas, há um desequilíbrio ou modificação dessa microbiota, trazendo alguns prejuízos para a saúde e bem estar.

Probiótico: o que é?

Os probióticos são suplementos em cápsulas, comprimidos, pó ou líquido. Fonte da imagem: freepik.

O termo probiótico é utilizado para definir preparações, incluindo suplementos alimentares, que contém microorganismos viáveis, em quantidades suficientes para alterar a microbiota e trazer benefícios para a saúde.

A utilização dos probióticos estimula a proliferação de bactérias benéficas, restringindo a proliferação de bactérias causadoras de doenças, reforçando os mecanismos de defesa e trazendo benefícios à saúde. Os suplementos alimentares probióticos podem ser comercializados em cápsulas, pó ou na forma líquida.

Probiótico liofilizado

O probiótico liofilizado é um tipo de suplemento alimentar que passa por um processo de secagem, que retira a água do produto, deixando-o com baixa atividade, sem perder as suas propriedades.

Esse processo faz com que o probiótico resista à temperatura ambiente, não sendo necessário o uso de geladeira, o que facilita o armazenamento e transporte.

As bactérias deste tipo de probiótico tendem a ser mais resistente e duram mais tempo.

Probiótico microencapsulado

O probiótico microencapsulado conta com uma espécie de filme extra que o protege contra o pH ácido e garante mais estabilidade ao suplemento, sobrevivendo à motilidade intestinal e fazendo com seja absorvido nas quantidades mínimas necessárias para ser efetivo.

Principais cepas bacterianas e suas aplicações

Quando se trata de saúde gastrointestinal, que é uma das principais razões para o uso dos probióticos, existem alguns tipos de cepas bacterianas que são mais utilizadas:

Lactobacillus: as bactérias desta cepa estão relacionadas à inibição de bactérias nocivas, tratamento de diarreia, alergia, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável, redução do colesterol e glicemia, tratamento de gastrite, ansiedade e depressão.

Bifidobacterium: as bactérias desta cepa estão relacionadas ao fortalecimento do sistema imunológico, tratamento de diarreia e síndrome do intestino irritável, constipação, alívios dos sintomas da ansiedade e aumento da sensibilidade à insulina.

Saccharomyces: tratamento da diarreia causada pelo uso de antibióticos e tratamento de gastrite.

Streptococcus: as bactérias desta cepa estão relacionadas à redução dos sintomas da má digestão da lactose, tratamento da síndrome do intestino irritável e diarreia.

As cepas de lactobacillus e bifidobacterium, por serem mais estudadas, são consideradas com melhor qualidade e maior estabilidade do que as demais.

Benefícios do uso de probióticos

Melhora da saúde intestinal

Os probióticos melhoram a saúde intestinal. Fonte da imagem: freepik.

Um dos principais benefícios do probiótico é a melhora da saúde intestinal. O equilíbrio da flora intestinal diminui a inflamação, aumenta a capacidade de absorção dos nutrientes, ajuda no tratamento de diarreia provocada pelo uso de antibióticos, além de melhorar os sintomas da prisão de ventre.

Fortalecer o sistema imunológico

O probiótico fortalece o sistema imunológico. Fonte da imagem: freepik.

Os micro organismos que compõem os probióticos ajudam a modular a resposta imunológica, atuando na síntese de citocinas pró e anti-inflamatórias.

Também estimula a síntese de células T, que são células importantes para o sistema imune.

Prevenção de doenças digestivas

O uso de probiótico ajuda a prevenir doenças digestivas, como a grastrite. Fonte da imagem: freepik.

O uso de probióticos ajuda a prevenir doenças digestivas, como a gastrite por infecção com H. pylori. Além de fortalecer o sistema imunológico no trato gastrointestinal, combatendo as infecções, o uso de probióticos faz com que as bactérias benéficas passem a competir por nutrientes com a H. pylori, diminuindo a sua proliferação e prevenindo alguns casos de gastrite.

Tratamento de alergias

O uso de probióticos melhora alergias. Fonte da imagem: freepik.

Apesar de o mecanismo exato ainda não estar bem esclarecido, alguns estudos mostram que o uso de probióticos pode auxiliar na prevenção e tratamento de alergias, como a rinite alérgica por exemplo.

Melhora da saúde mental

O uso de probiótico pode melhorar a saúde mental. Fonte da imagem: freepik.

Cada vez mais a ciência moderna vem confirmando que existe uma ligação entre o cérebro e intestino. Inclusive, alguns estudiosos afirmam que o intestino funciona como uma espécie de segundo cérebro.

Os estudos mostram que existe um tipo de metabolização microbiana que varia de acordo com a microbiota do intestino. Bactérias ruins acabam gerando metabólitos ruins, que são deletérios para o organismo e cérebro.

Alguns microorganismos, por exemplo, são capazes de liberar neurotransmissores como a serotonina, que melhora o humor e aumenta a sensação de bem estar.

Melhoram a intolerância à lactose

O uso de probióticos aliviam os sintomas da intolerância à lactose. Fonte da imagem: freepik.

A intolerância à lactose é uma consequência da deficiência ou ausência da lactase, enzima responsável pela digestão da lactose. Ao ser má absorvida pelo intestino, causa uma série de desconfortos gastrointestinais, como a diarreia.

O uso dos probióticos alivia os sintomas da intolerância à lactose, por conta da enzima lactase proveniente das bactérias.