A maca peruana é um fitoterápico que tem se tornado cada vez mais popular. É conhecida por dar mais energia, aumentando a disposição e melhorando o humor, além de melhorar a libido, aumentando o desejo sexual.

Entretanto, ela apresenta diversos outros benefícios e, antes de escolher a melhor maca peruana, não deixe de conferir este artigo.

O que é maca peruana

A maca peruana é uma raiz cultivada na região dos Andes, no Peru. Fonte da imagem: Freepik

A Lepidium meyenii (maca peruana) é um tubérculo, ou seja, é uma raiz, cujos caules ficam subterrâneos. Ela é cultivada, principalmente, na região da Cordilheira dos Andes, no Peru.

Ultimamente, tem sido objeto de interesse da indústria por conta dos diversos benefícios que proporciona à saúde.

Como não é fácil encontrar a raiz propriamente dita, ela é utilizada como matéria prima para a produção de outros produtos, como a farinha de maca peruana (maca peruana em pó) ou o suplemento alimentar de maca peruana (em comprimidos ou em cápsulas).

Maca peruana: como funciona?

A maca peruana é um alimento de alto valor nutritivo, rica em vitaminas e minerais. Fonte da imagem: Freepik.

A maca peruana é um alimento de alto valor nutritivo. Ela é rica em carboidratos, fibras, zinco, vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro, ômega 3, cálcio, iodo, fósforo e magnésio.

Por conta dessas vitaminas e minerais, ela auxilia em diversos processos desenvolvidos pelo corpo humano, proporcionando saúde e bem estar.

Tipos de maca peruana disponíveis no mercado

A maca peruana amarela é o tipo mais comum e mais barato de maca peruana. Fonte da imagem: Freepik.

Existem mais de 13 tipos de maca peruana. Dentre elas, as mais comuns e encontradas no mercado são:

Maca peruana amarela

Este é o tipo mais comum e que é indicado para todas as faixas etárias. Apresenta um sabor mais neutro, o que facilita o seu consumo.

Estudos demonstram a sua relação com controle da glicemia e proteção contra efeitos oxidantes.

Maca peruana negra

A maca peruana preta ou negra é o tipo mais raro de maca peruana, constituindo cerca de 10% da colheita. A maca peruana negra tem mais propriedades que conferem energia.

Além disso, traz muitos benefícios para a saúde masculina, como aumento do número e da motilidade de espermatozóides.

Também está relacionada à melhora dos processos de aprendizagem e memória, e pode funcionar como cicatrizante.

Maca peruana vermelha

A maca peruana vermelha representa cerca de 25% da colheita. Seus benefícios estão relacionados, principalmente, à saúde feminina.

Tem efeitos antioxidantes e está relacionada à melhora da fertilidade feminina.

Vantagens de tomar maca peruana

Apesar de ser popularmente conhecida pelo aumento da energia, disposição e libido, a maca peruana traz diversos outros benefícios para a saúde humana.

Uma das grandes vantagens de tomar maca peruana é o aumento de energia e disposição proporcionada por esse alimento. Fonte da imagem: Freepik.
  1. Controle da glicemia
  2. Proteção do coração
  3. Mais energia e disposição
  4. Aumento do desejo sexual e melhora da vida sexual
  5. Aumento da fertilidade
  6. Efeitos antioxidantes
  7. Fortalecimento do sistema imunológico
  8. Alivia sintomas da TPM e menopausa
  9. Combate à osteoporose
  10. Estímulo da produção de hormônios sexuais
  11. Aumento do desempenho e resistência física

Maca peruana com vitamina C

Algumas marcas comercializam a maca peruana enriquecida com vitamina C. Fonte da imagem: Freepik.

Algumas marcas comercializam o suplementos de maca peruana em cápsulas enriquecido com dose extra de vitamina C. Mesmo a maca peruana já sendo rica em vitamina C, esse adicional é interessante por várias razões:

Tratamento da anemia

A maca peruana é rica em muitos minerais, como o ferro. A anemia por deficiência de ferro é o tipo de anemia mais prevalente em todo o mundo.

Assim, a maca peruana pode auxiliar no tratamento da anemia. Contudo, ferro de origem vegetal não é tão bem absorvido quanto o ferro de origem animal. Para melhorar a absorção de ferro de origem vegetal, é interessante associá-la ao consumo de vitamina C.

Por isso, enriquecer a maca peruana com vitamina C é uma estratégia interessante para auxiliar no tratamento de anemia.

Fortalecimento do sistema imunológico

Quanto mais vitamina C a maca peruana tiver, mais o sistema imune será fortalecido. Existem estudos que apontam a eficácia da maca peruana como cicatrizante e antimicrobicida.

Ao enriquecer o suplemento com vitamina C, essas propriedades serão potencializadas.

Efeito antioxidante

A maca peruana, por ser rica em vitamina C, vitamina A e flavonóides, funciona como agente antioxidante, protegendo as células do estresse oxidativo.

A vitamina C adicional tende a aumentar esse efeito antioxidante, garantindo a renovação celular, proteção contra raios UV, aumentando a qualidade de vida e longevidade.

Maca peruana para atletas: funciona?

A maca peruana é um suplemento eficente para atletas: aumento de disposição e bem estar e aumento de  massa magra. Fonte da imagem: Freepik.

Um dos grandes benefícios do suplemento é o aumento da disposição que ela promove. A maca peruana seria, então, uma opção interessante para atletas? Como funciona? Oferece resultados relevantes? Entenda.

Tem sim resultados positivos e relevantes para atletas. Isso porque, além de dar aquele gás extra para o treino, ela reduz a fadiga, diminuindo o tempo de recuperação muscular, uma vez que diminui as concentrações de ácido lático e malônico.

A maca peruana atua na regulação hormonal. Fonte da Imagem: Freepik.

Um outro ponto positivo é que ela tem uma atuação relevante no sistema endócrino, provocando um aumento da secreção de testosterona, hormônio que contribui para o aumento da massa magra.

Sem contar todos os nutrientes presentes nesse produto que causam bem estar e aumento da qualidade de vida e saúde – fatores que são essenciais para que os atletas alcancem resultados satisfatórios.

Maca peruana em pó ou em cápsulas: qual escolher?

As duas formas de consumo mais comuns da maca peruana são pó ou cápsulas.

Na hora de escolher a melhor maca peruana para o seu caso, você deve levar em consideração alguns pontos, observando as vantagens e desvantagens de cada tipo.

Em pó

A maca peruana em pó é mais acessível e mais barata, o que pode agradar a maioria das pessoas.

Uma das grandes vantagens desse tipo de produto é a possibilidade de variar a forma de preparo dos alimentos.

Você pode usar a maca peruana em pó no preparo de diversas receitas, misturando o pó com outros aliementos, como iogurtes, café, vitaminas e panquecas.

Ao inserir a maca peruana em pó no preparo de outros alimentos, você acentua o gosto da maca, além de aumentar o valor nutritivo das suas refeições.

A maca peruana em pó tem como vantagem a possibilidade de diversificar o consumo. Fonte da imagem: Freepik.

Em cápsula

Já o produto em cápsula traz praticidade, uma vez que basta tomar as quantidades necessárias com um pouco de água ou outra bebida de sua preferência.

Essa opção é um pouco mais cara que a anterior e costuma não quebrar o jejum, além de ser pouco calórica.

A maca peruana em cápsula tem como grande vantagem a praticidade. Fonte da imagem: Freepik.

Independente da forma escolhida, você precisa, para atingir os resultados desejados, observar as quantidades prescritas pelo seu médico ou nutricionista, sempre associando a outros hábitos que compõe um estilo de vida saudável, como a prática de exercícios físicos e alimentação balanceada.

Como escolher a melhor maca peruana?

Para garantir o alto valor nutricional, a maca peruana deve ser cultivada em altitudes elevadas. Fonta da imagem: Freepik.

Quando se trata da nossa saúde e desempenho físico, sempre prezamos pelo melhor e buscamos produtos da mais alta qualidade, a fim de garantir o sucesso daquilo que se pretende.

Agora que você já sabe o que é maca peruana, como funciona e quais os benefícios, precisa saber o que deve levar em consideração na hora de escolher a melhor maca peruana para você.

Grau de pureza e preservação nutricional

É comum que, ao comercializar esse produto, as marcas adicionem outros ingredientes (alguns, inclusive, que podem ser prejudiciais à saúde).

Por isso, é importante verificar o rótulo da maca peruana, e quanto menos ingredientes, mais pura ela é.

Sem dúvidas, caso no rótulo conste apenas “maca peruana” como ingrediente, ela tem um elevado grau de pureza e preservação nutricional, aumentando a segurança do seu consumo.

Modo de cultivo e procedência

Como já mencionado, a maca peruana é originalmente cultivada no Peru. Contudo, hoje em dia, também é cultivada em outros países da América do Sul.

Para que o alto valor nutricional seja garantido, quanto mais elevada a altitude, melhor. Por isso, a maca peruana negra, que é a mais rara e mais rica em nutrientes, é cultivada em altitudes muito elevadas.

Custo-benefício

Claro que queremos o produto de melhor qualidade e, se possível, com o melhor preço. Por isso, na hora de escolher a melhor maca peruana, lembre-se de levar em consideração também o peso e o valor.

Ao comparar os preços das marcas, fique atento ao peso do produto. Muitas vezes, vale mais a pena comprar uma quantidade maior (em peso) porque acaba ficando mais barato.

Caso não precise de quantidade grande, você pode dividir com um amigo ou familiar.

10 melhores marcas de maca peruana

Um dos grandes critérios a serem levados em consideração se você deseja comprar a melhor marca peruana é a marca. Isso porque marcas confiáveis e com boa reputação no mercado tendem a prezar pela qualidade, garantindo que você alcance os benefícios da maca peruana.

Pura Vida

Golden Maca Pura Vida. Fonte da imagem: site oficial da Pura Vida

A Golden Maca da marca Pura Vida é uma maca peruana pura, pois conta com somente um ingrediente. É uma maca peruana em pó.

Segundo a marca, a maca é cultivada na Cordilheira dos Andes sem o uso de qualquer pesticida ou fertilizante sintético.

Segundo a Pura Vida, a Golden Maca tem sabor doce e suave, podendo ser misturado com sucos e vitaminas.

A Pura Vida é uma marca de suplementos que está no mercado desde 2015. Foi comprada pelo grupo Nestlé e tem a qualidade dos seus produtos reconhecida no mercado.

Confira o preço na Amazon

Nutrends

Revigoran Maca + ZMA da Nutrends. Fonte da imagem: Amazon

A Revigoran Maca + ZMA é a maca peruana da marca Nutrends.

Essa maca peruana não é pura. É composta por nutrientes, como óxido de magnésio (magnésio), niacida biotina, acetato de tocoferol (vit. E), sulfato de zinco (Zinco), pantotenato de cálcio (vit. B5), piridoxina (vit. B6), riboflvina (vit. B2), tiamina (vit. B1), ácido fólico, cianocobalamina (vit. B12).

Também conta com amido, estabilizante e antiumectante dióxido de silício.

Essa é uma maca peruana em cápsulas.

Confira o preço na Amazon

Lauton Nutrition

Maca Peruana Premium da Lauton Nutrition. Fonte da imagem: Amazon

A maca peruana premium da marca Lauton Nutrition é considerada por alguns como a melhor maca peruana do mercado.

De fato, ela conta com um diferencial: é composta da maca vermelha, maca negra e maca amarela, o que tende a potencializar os benefícios deste suplemento.

Segundo a marca, a raiz utilizada como matéria-prima é colhida diretamente dos Andes, no Peru, o que garante a sua qualidade e valor nutritivo.

Essa é a versão em comprimido e não é pura, pois tem a adição de outros ingredientes, como: ácido ascórbico (vitamina C), óxido de zinco, acetato de retinol, antiumectantes óxido de magnésio, fosfato tricálcico e dióxido de silício e estabilizantes estearato de magnésio e polivinilpirrolidona.

A Lauton Nutrition é uma marca de suplementos veganos que atua no Brasil há mais de uma década.

Confira o preço na Amazon

Body Nutri

Maca Peruana Body Nutry. Fonte da imagem: Amazon

A maca peruana da marca Body Nutri é 100% pura e isolada, sem adição de outros ingredientes.

Ela vem em cápsulas que conta com 2.500 mg de maca peruana por porção.

Segundo a marca, o produto ajuda a emagrecer, melhora a saúde sexual, previne a osteoporose, combate o diabetes, protege o coração, auxilia no tratamento de anemia, fortalece o sistema imunológico e alivia os sintomas da menopausa.

A Body Nutri é uma marca de suplementos que atua no mercado desde 2009. Segundo a marca, primam sempre pela qualidade, importando as melhores matérias primas, além de investir continuamente em pesquisa para oferecer os melhores serviços.

Confira o preço na Amazon

Soulife

Maca Peruana com Vitaminas da Soulife. Fonte da imagem: Amazon

A maca peruana da marca Soulife é enriquecida com outros nutrientes e minerais.

É composta pelas seguintes ingredientes: óleo de linhaça, maca peruana em pó, ascorbato de cálcio, alfa tocoferol, óxido de zinco, selenito de sódio, glaceante cera de abelha, emulsificante lecitina de soja, gelatina, umectante glicerina, água purificada, corantes dióxido de titânio (INS 171), vermelho bordeaux (INS 128) e azul brilhante (INS 133).

Segundo a marca, aumenta a libido, energia e fertilidade, além de promover o controle do colesterol, glicose e proteção cardiovascular, minimizando o risco de infarto e AVC.

A Soulife é uma marca que atua no mercado brasileiro desde 2017.

Confira o preço na Amazon

Wenutri

Maca Peruana Wenutri. Fonte da imagem: Amazon

A maca peruana da marca Wenutri é considerada como uma das melhores macas peruanas quando se fala de custo-benefício. Se você está em busca da melhor maca peruana, não deixe de conferir essa opção.

O pacote da maca em pó vem com 1kg de maca 100% pura, sem adição de outros ingredientes.

Segundo a marca, o produto ajuda a emagrecer e a aumentar o desejo sexual.

A Wenutri é uma loja virtual de produtos naturais, cuja proposta é comercializar produtos orgânicos, naturais e sem conservantes.

Confira o preço na Amazon

Biovea

Maca Peruana da Biovea. Fonte: site oficial da Biovea

A maca peruana da marca Biovea é comercializada em cápsulas. Ela não é 100% pura, contendo alguns outros ingredientes, como o magnésio.

Segundo a marca, o produto promove a libido e a vitalidade sexual, aprimora a resistência física e o vigor, apoia a concentração e a clareza mental, pode estabilizar os níveis de estresse e humor e apoia a saúde da menopausa e menstrual.

A Biovea é uma marca que atua no mercado desde 2001, comercializando produtos para saúde e beleza.

Confira o preço na Amazon

Biogens

Maca Peruana Premium da Biogens. Fonte da imagem: Amazon

A maca peruana premium da marca Biogens é comercializada em comprimidos e é enriquecida com vitamina C, vitamina A e zinco.

Segundo a marca, o produto da Biogens é produzido a partir de tubérculos que são colhidos única e exclusivamente na região da Cordilheira dos Andes, no Peru. Como já mencionado, isso é importante para garantir o alto valor nutricional do produto.

Essa maca peruana é um blend dos três tipos de maca: maca vermelha, maca preta e maca amarela.

Confira o preço na Amazon

Sollo Nutrition

A marca Sollo Nutrition apresenta algumas opções de maca peruana: maca peruana em pó, maca peruana vermelha e maca peruana negra.

Maca Peruana em Pó da Sollo Nutrition. Fonte da imagem: Amazon

A versão em pó é 100% pura, sem a adição de outros ingredientes.

Segundo a marca, a maca peruana promove o equilíbrio hormonal, diminuição do estresse e aumento da performance na atividade física.

Confira o preço na Amazon

Maca Peruana Negra da Sollo Nutrition. Fonte da imagem: Amazon

A maca peruana negra da marca é vendida em cápsulas e, além da maca, é adicionada também aerosil.

Segundo a marca, essa maca promove melhora da memória e foco, fortalecimento do sistema imune, melhora do humor e depressão, aumenta a resistência, constrói músculo e aumenta a força física, melhora a densidade óssea e aumenta a fertilidade.

Confira o preço na Amazon

Maca Peruana Vermelha da Sollo Nutrition. Fonte da imagem: Amazon

A maca peruana vermelha também é vendida em cápsulas e, segundo a marca, é desenvolvida especialmente para mulheres.

Segundo a Sollo Nutrition, a maca peruana da marca promove aumento da massa muscular, alivia os sintomas da menopausa e melhora o humor, é rica em antioxidantes e protege os ossos.

Confira o preço na Amazon

Nutralin

Maca Peruana Nutralin. Fonte da imagem: Amazon

A maca peruana da marca Nutralín é vendida em comprimidos. Ela é enriquecida com vitamina C, A e zinco.

Confira o preço na Amazon

Esse guia tem o objetivo a te ajudar a ter uma noção do que o mercado oferece e facilitar as suas compras.

Contudo, para alcançar resultados relevantes apara a sua saúde, não deixe de buscar a orientação médica ou do nutricionista.

Apesar de ser um produto de origem natural, rico em vitaminas e minerais e outros nutrientes, tem algumas contra-indicações para algumas pessoas (gestantes, lactantes, mulheres com alguns tipos de câncer) e não deve ser tomado sem orientação médica.

FAQ

Qual a maca peruana mais forte?

Quando se trata do valor nutricional, a maca peruana negra é mais rica em nutrientes.

Quando se trata da forma de consumo, o consumo da raiz propriamente dita tende a potencializar os efeitos, uma vez que o processamento da raiz para transformá-la em pó pode tornar os efeitos mais sutis.

Como saber se a maca peruana é pura e verdadeira?

Primeiro, opte por marcas de confiança e, de preferência, escolha aquelas que garantem o uso da matéria prima cultivada no Peru.

Depois, fique atento aos ingredientes. Quanto menos ingredientes, mais pura é a maca peruana.

Fique atento também à cor da maca peruana. Apesar de existir mais de um tipo de maca peruana, com cores diferentes, essa cor diz respeito à casca. Em regra, o pó de todos os tipos de maca peruana possui tonalidades de bege-dourado.

Portanto, quando o pó de maca peruana se apresentar muito escuro ou muito claro, ela pode não ser verdadeira ou estar misturada a muitos outros ingredientes.

Quanto tempo leva para sentir os efeitos da maca peruana?

Em média, pode levar de 3 a 4 semanas. Para potencializar os efeitos, opte por um estilo de vida saudável, com prática frequente de exercícios físicos e alimentação balanceada.

Qual o melhor horário para tomar maca peruana?

Não existe um horário específico que potencialize efeitos ou melhore a absorção. Contudo, como é um alimento funcional conhecido por dar energia e disposição, priorize por tomá-lo no início do dia para não acabar interferindo no sono.

Quais são as pessoas que não podem tomar maca peruana?

Grávidas, lactantes, pessoas com problemas na tireóide, mulheres com endometriose, câncer de mama, útero ou ovário.

A maca peruana pode causar efeitos colaterais?

Se utilizada em excesso ou por tempo prolongado (mais de 4 meses) a maca peruana pode apresentar, como efeitos colaterais, alergias, causando irritação na mucosa gástrica.

Qual a maca peruana com o melhor custo benefício?

Se você está em busca de uma maca peruana 100% pura e com preço justo, a maca da Wenutri (ver na Amazon) é a melhor maca peruana para você.

Quais os principais benefícios para a saúde masculina?

Para a saúde dos homens, a maca peruana promove o estímulo de alguns hormônios sexuais, melhorando a libido, desejo sexual, podendo auxiliar no tratamento de disfunção erétil.

Além disso, também melhora a fertilidade, por provocar um aumento do número e motilidade de espermatozóides.

Para esses casos, a melhor maca peruana é a negra.

Quais os principais benefícios da maca peruana para a saúde feminina?

Para a mulher, a cama peruana traz uma série de benefícios. Além de aumentar a libido, aumenta a fertilidade e ajuda a minimizar os sintomas da TPM e menopausa.

Para esses casos, a melhor maca peruana é a vermelha.

Pode tomar a maca peruana todos os dias?

Sim, não há qualquer evidência que indique que o uso diário possa causar algum mal. Inclusive, como é um fitoterápico, tende a apresentar resultados a longo prazo. Por isso, o uso diário é benéfico.

Contudo, o consumo deve seguir a orientação do médico e nutricionista, e não deve se estender além de 4 meses.