Também conhecida como vitamina B7, a biotina é uma vitamina do complexo B, famosa por fortalecer unhas, cabelos e trazer também benefícios para a pele.

A biotina pode ser obtida por meio da alimentação, onde é encontrada em alimentos, como ovos, amendoins e abacate, e também pode ser suplementada.

Ultimamente, principalmente após a pandemia da covid-19, a suplementação de biotina tem sido cada vez mais recomendada. Isso porque pessoas que foram acometidas pela covid com frequência relataram queda de cabelo e enfraquecimentos das unhas.

Ao longo deste artigo, você vai compreender o que é e quais são os benefícios da biotina, bem como entender quando e como fazer uso do suplemento e ter acesso a uma lista com as melhores biotinas do mercado.

Como escolher a melhor biotina

A adição de outras vitaminas e nutrientes deixa o suplemento de biotina ainda mais efetivo. Fonte da imagem: Freepik.

Para comprar a melhor biotina, de acordo com as suas necessidades, você deve se atentar a alguns pontos:

Além de considerar o custo-benefício (divida o valor do produto pela dose de biotina) e optar por marcas reconhecidas e bem avaliadas no mercado, você também deve avaliar a adição de outros nutrientes.

Outras vitaminas do complexo B, zinco e vitamina C, por exemplo, podem potencializar os efeitos da biotina, trazendo ainda mais benefícios para a saúde.

Você também deve escolher a forma (cápsulas, comprimidos, gomas) que mais agrade o seu paladar e que facilite a aderência à suplementação.

Top 10 melhores biotinas

Confira abaixo uma lista com as top 10 melhores biotinas:

Now Foods

Extra Strength Biotin 10mg

Biotina de 10 mg da Now Foods. Fonte da imagem: Amazon

A Extra Strength Biotin da Now Foods é um suplemento de biotina com 10 mg de biotina por porção (1 cápsula) e vem em embalagem de 120 cápsulas.

De acordo com a marca, o produto ajuda na produção de energia, aumenta a síntese de algumas proteínas, é importante para o metabolismo, fortalece o sistema imunológico e ajuda na saúde da pele e cabelos.

Biotin 5.000mcg

Suplemento de biotina 5 mg da Now Foods. Fonte da imagem: Amazon

O suplemento de biotina de 5mg da Now Foods vem em embalagem de 120 cápsulas ou 60 cápsulas.

O produto ajuda no melhor funcionamento do sistema imunológico, metabolismo de proteínas e aminoácidos, além de ser benéfico para a saúde da pele e cabelos.

21st Century

Biotina da 21 St Century. Fonte da imagem: Amazon

A biotina da 21st Century vem em embalagem com 120 cápsulas com 10 mg de biotina e 96 mg de cálcio por porção.

O cálcio ajuda no fortalecimento dos ossos e dentes e é importante para diversos outros processos celulares.

De acordo com a marca, o produto fortalece o cabelo e as unhas e contribui para a saúde da pele, além de ser fundamental para o metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.

Nature’s Bounty

A Nature’s Bounty conta com duas opções de suplemento de biotina:

Hair, Skin & Nails Jelly Beans

Suplemento de biotina em forma de jujubas da Nature's Bounty. Fonte da imagem: Amazon

A biotina em formato de jujubas da Nature’s Bounty vem em embalagem com 180 jujubas, sendo uma das melhores opções de suplementos de biotina para quem tem dificuldade de engolir comprimidos.

O produto é voltado apara a saúde do cabelo, pele e unhas.

Além de 6mg por porção (duas jujubas), o produto conta com a adição de outras vitaminas: vitamina A, vitamina C, vitamina E e queratina.

A vitamina A é uma vitamina importante para a hidratação do cabelo e pele, além de promover a renovação celular, reduzir rugas finas e aumentar a elasticidade e firmeza da pele.

A vitamina C é um poderoso antioxidante, que ajuda a reduzir os danos causados pelo sol e radicais livres. A vitamina C também ajuda na síntese de colágeno, deixando a pele mais firme.

A vitamina E ajuda no rejuvenescimento e hidratação da pele.

Já a queratina é uma proteína responsável por dar brilho e força às unhas.

Hair, Skin & Nails Gummies

Suplemento de biotina em gomas da Nature's Bounty. Fonte da imagem: Amazon

O suplemento de biotina em forma de gomas da Nature’s Bounty vem em embalagem com 80 unidades e 2,5 mg de biotina.

O produto também conta com a adição de outras vitaminas: vitamina C e vitamina E.

O produto tem com os mesmos benefícios da versão em jujubas e também é uma opção interessante para quem tem dificuldades de engolir comprimidos.

Natrol

Suplemento de biotina da Natrol. Fonte da imagem: Amazon

A biotina da Natrol vem em embalagem com 100 comprimidos e tem concentração de 10 mg de biotina e 66 mg de cálcio por porção.

De acordo com a Natrol, o uso do produto ajuda na beleza e saúde dos cabelos, pele e unhas. Além disso, contribui também para o metabolismo energético, ajudando a transformar o alimento em energia, aumentando o bem estar.

O cálcio é um mineral que ajuda no fortalecimento dos ossos e dentes.

Puritan’s Pride

Biotina da Puritan's Pride. Fonte da imagem: Amazon

A biotina da Puritan’s Pride vem em embalagem com 100 comprimidos e conta com 10 mg de biotina por porção.

O produto não conta com a adição de outras vitaminas ou minerais.

De acordo com a marca, o uso do suplemento promove o fortalecimento capilar, deixa as unhas mais resistentes, dá apoio ao sistema nervoso, além de proporcionar mais energia e vitalidade.

Healthy Origins

Biotina da Healthy Origins. Fonte da imagem: Amazon

A biotina da Healthy Origins vem em embalagem com 150 cápsulas. Cada porção conta com 10 mg de biotina.

De acordo com a marca, a suplementação com o produto proporciona cabelo, pele e unhas mais saudáveis, e é importante para o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras.

O suplemento também ajuda a converter alimento em energia.

Sidney Oliveira

Biotina para unha e cabelo da Sidney Oliveira. Fonte da imagem: Amazon

Cabelos e unhas, suplemento com biotina da Sidney Oliveira, vem em embalagem com 240 comprimidos.

Além de 30mcg de biotina por cápsula, o produto também conta com a adição de vitamina C, vitamina E, vitamina B3, zinco, vitamina B5, vitamina B2, vitamina B6, vitamina B1, selênio, cromo, vitamina D e vitamina B12.

O produto contribui para a manutenção da pele, cabelo e unhas.

Maxinutri

Suplemento de biotina Maxinutri. Fonte da imagem: Amazon

O suplemento de biotina Maxinutri vem em embalagem com 60 cápsulas e conta com 45 mcg de biotina por cápsula.

Além da biotina (vitamina H), conta também com a adição de outras vitaminas do complexo B: B1, B5, B9.

O produto melhora a saúde da pele, unhas e cabelos.

Lauton

Biotina Plus, suplemento de biotina da Lauton. Fonte da imagem: Amazon

A Biotina Plus da Lauton vem em embalagem com 60 cápsulas e conta com 45mcg de biotina, além da adição de vitaminas do complexo B, zinco quelato e vitamina C.

De acordo com a marca, o produto ajuda a manter a saúde da pele, mantém cabelos e unhas saudáveis, assegura energia para as células, ajuda na produção de proteínas a ajuda na absorção de nutrientes.

Unilife

Biotina da Unilife. Fonte da imagem: Amazon

A biotina da Unilife vem em embalagem com 60 cápsulas, que conta com 30 mcg de biotina por cápsula.

De acordo com a marca, o produto auxilia no metabolismo energético, de proteínas, gorduras e carboidratos, além de melhorar a saúda da pele, unha e cabelo e ajudar na manutenção das mucosas.

FAQ

Quanto tempo leva para a biotina fazer efeito no cabelo?

Geralmente, o tratamento é indicado por três meses. Contudo, com dois meses de uso o usuário já se percebe melhoras na aparência do cabelo.

O uso de biotina apresenta efeitos colaterais?

Em excesso, a biotina pode causar problemas como diarreia, náuseas e acne. Por isso, o seu uso e dose deve ser prescrita por médico ou nutricionista.

Para quem a biotina não é indicada?

De maneira geral, a biotina não tem contraindicação. Contudo, ao escolher um suplemento, verifique se não é alérgico a algum componente da formulação.

Quais os sinais e sintomas de deficiência de biotina?

Os principais sinais e sintomas da falta de vitamina B7 são queda de cabelo, dermatite, perda do controle muscular, problemas neurológicos e gastrointestinais, além de letargia e eczemas.

Como saber se meu cabelo precisa de biotina?

Se o seu cabelo está fraco, quebradiço e com queda de forma frequente, além do normal, pode ser indicativo de falta de biotina. Em todo o caso, procure um médico dermatologista para que ele avalie o seu caso em particular.

Biotina: o que é?

Alimentos como abacate e ovo são ricos em biotina. Fonte da imagem: Freepik.

A vitamina B7 ou biotina é uma vitamina do complexo B que antigamente era chamada de vitamina H. A vitamina B7 pode ser sintetizada pelas bactérias do nosso intestino e também pode ser obtida por meio de alimentos (aveia, amendoim, ovos, abacate, cereais integrais e peixes) ou por meio de suplementos.

A biotina é uma molécula importante para o crescimento celular e diversos processos biológicos, como crescimento dos cabelos , unhas e saúde da pele.

Benefícios da vitamina B7

Como mencionado, a biotina é importante para o crescimento das células e diversos outros processos biológicos. Por isso, traz diversos benefícios à saúde:

Fortalecimento dos cabelos

A biotina ajuda na prevenção da queda de cabelo. Fonte da imagem: Freepik.

A saúde do cabelo está associada à resistência da haste capilar. Quando a haste capilar está enfraquecida, não é capaz de suportar o peso do cabelo e ele acaba caindo.

A biotina melhora a síntese das estruturas do fio de cabelo, incluindo a haste capilar, deixando os fios fortes e capazes de suportar o próprio peso, evitando a queda.

Tratamento de doenças dermatológicas

A biotina também ajuda no tratamento da dermatite seborreica. Fonte da imagem: Freepik.

A dermatite seborreica, também conhecida como caspa, é um tipo de inflamação na pele que causa descamação no couro cabeludo, laterais do nariz, orelhas e tórax.

A biotina ajuda no controle da oleosidade, promove hidratação e também tem ação anti-inflamatória, o que pode contribuir para a saúde do couro cabeludo, ajudando no tratamento de dermatite seborreica.

Hidratação da pele

A biotina também promove a hidratação da pele. Fonte da imagem: Freepik.

A vitamina B7 também restaura a hidratação da pele e cabelo, ajudando-os a ficarem com aspecto bonito e saudável.

Fortalecimento das unhas

A biotina fortalece as unhas e aumenta o seu brilho. Fonte da imagem: Freepik.

A vitamina B7 ajuda na produção da queratina, que é uma proteína responsável por conferir resistência e brilho às unhas. Por isso, o uso de biotina ajuda no fortalecimento das unhas.

Ajuda no controle da diabetes

A biotina ajuda a controlar a glicemia. Fonte da imagem: Freepik.

A biotina também é importante para o metabolismo e tem papel fundamental na quebra de glicose, ajudando a regular os níveis de glicemia e controle do diabetes.

Um estudo realizado em 2016 mostrou os efeitos positivos da biotina no tratamento da diabetes tipo 1.

Contribui para a saúde do sistema nervoso central

A vitamina B7 também ajuda no bom funcionamento do cérebro e sistema nervoso. Fonte da imagem: Freepik.

A biotina é importante para a formação da bainha de mielina, que é uma camada gordurosa que fica em volta dos neurônios e que facilita o impulso nervoso.

A deficiência de biotina pode comprometer a função cerebral, causando depressão, letargia, convulsão e dificuldade de aprendizado.

Contribui para o metabolismo energético

A biotina é importante para o metabolismo energético, processo que transforma alimentos em energia. Fonte da imagem; Freepik.

A biotina é importante para o metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras, ou seja, metabolismo energético.

Isso porque a biotina atua como co-fator para algumas enzimas que realizam funções importantes no processo de produção de energia a partir dos alimentos.

Ajuda a melhorar a absorção de nutrientes pelo intestino

A biotina ajuda a melhorar a absorção intestinal. Fonte da imagem: Freepik.

A biotina ajuda a melhorar a absorção intestinal dos nutrientes, principalmente, vitamina B5, vitamina B12 e vitamina B9.

Quando e como suplementar vitaminas do complexo B

O suplemento de biotina pode ser encontrado em cápsulas, comprimidos ou gomas. Fonte da imagem: Freepik.

Antes de iniciar suplementação com biotina ou qualquer outra vitamina do complexo B, você deve consultar um médico ou nutricionista.

De maneira geral, a suplementação é indicada em casos de deficiência da vitamina ou situações que a absorção do nutriente pode estar comprometida, como é o caso de pacientes bariátricos.

Grávidas e pacientes que fizeram o uso de antibióticos por muito tempo também podem precisar suplementar a biotina.

Isso porque as grávidas têm demandas nutricionais aumentadas e os pacientes que fizeram uso de antibiótico podem ter tido a absorção de nutrientes comprometida.

O suplemento de vitamina B7 é encontrado em cápsulas, comprimidos ou gomas. O ideal é que o uso seja feito antes das principais refeições.

As doses e tempo de suplementação devem ser indicadas pelo profissional de saúde, de acordo com as necessidades e especificidades de cada paciente.