Quando o assunto é hipercalórico ou whey, qual é o melhor para o corpo humano para ganhar músculos?
Essa é a pergunta que todos (sim, eu disse todos) fazem quando estão realizando atividade física e possuem como objetivo a hipertrofia muscular.
Ficar grande exige muito, inclusive, um suplemento bacana para ajudar no processo.
E acredite em mim, não é difícil descobrir entre whey protein, que é uma “bomba” de proteína ou hipercalórico, que é uma “bomba” de carboidratos, qual é o melhor para o seu corpo e, claro, para ganhar músculos.
No geral, você só precisa conhecer esses dois suplementos a fundo, entender as diferenças entre eles e, considerando o seu quadro, fazer sua escolha e focar nos treinos!
E sabe de uma coisa? Diferente do que muitos pensam, eles não atuam de maneiras completamente diferentes, sabia?
Agora que você sabe quais são os passos, só resta continuar a leitura, não é mesmo? Siga!
Tomar Hipercalórico vs Whey: entenda o que são, quais são suas características e principais diferenças
E aí, hipercalórico ou whey protein? Qual desses dois suplementos garante um melhor resultado nos treinos para ganhar massa muscular?
Acredite, essa não é só a sua dúvida, como a de todas as pessoas que, assim como você, querem potencializar o crescimento de massa muscular da melhor forma possível.
E sabe o que é mais interessante? É que, entre whey protein ou hipercalórico, o melhor para ganhar massa no seu quadro, só quem pode responder é você.
Agora, para chegar nessa resposta e garantir a hipertrofia, existe um caminho, que é analisar cada uma das opções, entendendo o que são exatamente, quais são suas características, como potencializam o ganho muscular, e até mesmo diferenças entre eles.
Preparado(a) para saber qual é o melhor suplemento para potencializar sua rotina de treinos e te fazer ganhar músculos? Se sim, acompanhe abaixo.
Hipercalórico
Esse suplemento é composto, como você já deve imaginar, por proteínas de alto valor biológico, carboidratos, gorduras e, dependendo da marca, outros nutrientes como ômega 3, ômega 6, vitaminas e sais minerais.
Por falar em composição, ele supre bem as necessidades físicas, já que é riquíssimo em carboidratos, te fazendo ganhar peso mais rápido.
Ou seja, entre whey protein e hipercalórico, caso você escolha a segunda opção, saiba que você terá carboidratos, tanto simples quanto complexos, ou até mesmo os dois, em grande quantidade, o que ajuda bastante no aumento do peso e ganho de massa muscular.
Quando falamos sobre hipercalórico e whey, existem várias vantagens de optar pelo hipercalórico para ter massa magra bem mais rápido. Veja abaixo.
Vantagens
No “ringue” entre hipercalórico e whey, os hipercalóricos vão fazer com que você tenha um melhor balanço energético da dieta, vão ajudar:
- a ganhar massa muscular, assim como na recuperação muscular;
- vai melhorar o seu desempenho durante os treinos, ainda mais se fizer musculação;
- melhorar a energia e ainda ajuda a aumentar o peso (por conta dos carboidratos).
Além disso, a maioria dos hipercalóricos vão te fazer absorver melhor os aminoácidos e promove a diminuição do catabolismo.
É indicado para você?
Essa é a maior dúvida da galera quando o assunto é hipercalórico e whey, acredita?
Por falar em atletas, o suplemento hipercalórico é indicado para esse público, que realiza treinos de longa duração e de força, como é o caso da própria musculação. Isso porque, além de te dar uma força para recuperar as calorias gastas com qualidade, te dá muito mais energia.
Os hipercalóricos, como o próprio nome entrega, são ricos em calorias, sendo uma boa para quem (dentro do grupo que mencionamos no início do tópico) está iniciando e não está conseguindo ingerir com facilidade a quantidade de calorias que precisa para ganhar peso.
O hipercalórico faz mal?
Como todos os suplementos, os hipercalóricos contam com efeitos colaterais e/ou contraindicações. No entanto, antes de se assustar e prometer para si mesmo que não vai utilizar, é importante compreender essa questão direitinho.
No caso dos efeitos colaterais, os hipercalóricos podem fazer com que as pessoas sintam náuseas, alteração no nível de glicose no sangue, queda na pressão arterial, aumento de peso, aumento de gases e até mesmo problemas nos rins e fígado.
Isso significa que as pessoas vão sentir tudo isso assim que tomar os hipercalóricos? Não.
A realidade é que se você consumir de forma adequada, devidamente orientado por um profissional de saúde, dificilmente você terá mal estar. Isso vale não somente para hipercalórico e whey, mas também para todos os outros suplementos.
Já sobre as contraindicações, vale evitar se você contar com diabetes, assim como complicações na tireoide, nos rins ou no fígado.
No caso de gestantes, lactantes, crianças e idosos, o uso dos hipercalóricos é permitido na rotina de treinos se for prescrito por um médico.
Whey protein
Agora é a vez de falar do whey, esse suplemento proteico – e coloca proteína nisso – com altíssimo valor biológico.
Sim, é um suplemento rico em proteína produzido com a proteína retirada do soro do leite, e possui, na sua grande maioria, alfa-globulina e beta-globulina.
O whey protein possui aminoácidos essenciais e vários nutrientes, que são absorvidos com muita facilidade pelo corpo.
E, adivinha? A absorção dos aminoácidos é um processo importantíssimo para as pessoas que querem alcançar o ganho de massa muscular.
Além disso, o whey também é bastante utilizado por pessoas que querem eliminar a gordura corporal.
É isso mesmo, ele não serve só para hipertrofia, mas também para quem está com excesso de gordura corporal e precisa emagrecer.
Vale dizer que, para ser considerado “pronto para consumo”, ele passa por um processo de industrialização e vira aquele pózinho, sabe?
Gostoso e acessível: é isso mesmo?
Precisamos falar do gosto também, que não é lá seu ponto forte. Uma solução para o mercado driblar essa questão, e deixar as pessoas mais felizes, foi incluir sabores. Então, é bem normal encontrar uma infinidade de sabores. Tem até de banoffe, meus amigos!
Existem vários tipos?
Se você pratica atividades físicas e está buscando sobre hipercalórico e whey, já deve ter percebido que existem algumas categorias no mercado.
Para ser mais exato, são três tipos. Confira.
Concentrado
Esse tipo de whey protein é conhecido por ter entre 70% a 80% de proteínas, além de possuir lactose e gordura na sua composição. E sabe de uma coisa? Ele é um dos mais saborosos e acessíveis.
Isolado
O whey protein isolado feito é conhecido por ser riquíssimo em proteínas, com mais ou menos 90%. Além disso, é completamente normal encontrar na sua composição lactose, gordura e minerais.
Hidrolisado
Assim como o último, esse tipo também tem uma média de 90% de proteínas de alto valor na sua composição. A diferença, no entanto, está na forma como é produzido.
Esse tipo conta com proteínas pré-digeridas, para fazer com que o corpo absorva de forma mais rápida.
3w
O whey 3W é a combinação dos três tipos, como o próprio Top Whey 3W, da Max Titanium. Já ouviu falar?
Porém, não significa que o whey 3W possui uma divisão igualitária de cada tipo de whey. Geralmente, a maior parte é de concentrado, seguido de isolado e hidrolisado. A legislação brasileira não obriga a fabricante a discriminar a quantidade de whey de cada tipo.
Principais vantagens do whey protein
No caso das vantagens, os dois suplementos estão “pau a pau”.
Com esse, você vai ganhar massa muscular, melhor recuperação muscular, ter maior desempenho no seu treino, se sente saciado por muito mais tempo mesmo com dieta restritiva, fortalece seu sistema imunológico, ajuda na construção do tecido muscular e reduz os níveis de açúcar no sangue.
Ao usá-lo você ainda conta com um aumento nos níveis de glutationa, que é uma substância antioxidante, no seu organismo.
Como consumir?
Você escolhe como incluir na sua alimentação! Ou melhor, o seu nutricionista manda. Então, a forma como ele sugerir, você segue para potencializar seu treino.
O suplemento whey protein é bem versátil de incluir na alimentação. Então, você pode misturar a quantidade que precisa com água e tomar durante os treinos, mas também pode misturar com leite, iogurte ou qualquer outro líquido/alimentos.
No caso da quantidade, da frequência e do momento do dia que deve ser usado, o seu nutricionista entra novamente.
A quantidade, assim como frequência e momento do dia que deve ser tomado, serão definidos de acordo com o seu quadro, mas principalmente com o seu objetivo. Então, é necessário ter essa orientação.
Afinal, qual tomar?
Depende.
Tanto um quanto outro, como você viu, são ótimas opções para quem precisa de ajuda para alcançar o objetivo de ganho de massa muscular. Pensando nisso, para fazer a sua escolha, vale considerar seus hábitos, principalmente a sua dieta.
A principal diferença entre whey protein ou hipercalórico está no valor nutricional. O whey protein apresenta uma média de 120 calorias por dose, enquanto o hipercalórico possui uma média de 400 calorias.
Pensando nisso, se na sua dieta você não consegue consumir a quantidade de calorias que precisa para aumentar a sua massa massa muscular, talvez o hipercalórico seja a opção que você precisa.
Agora, caso você consiga ingerir as calorias necessárias, o whey protein talvez funcione melhor para potencializar seu treino e te dar uma série de nutrientes, já que o suplemento hipercalórico, nesse caso, pode te fazer engordar.
Conclusão: Escolha a melhor opção para o seu caso
Whey protein ou hipercalórico?
Esse é o ponto.
Entre tomar hipercalórico ou whey, pode ser que você veja alguém indicando um, outra pessoa indicando o outro como melhor, mas a realidade, o que vale no final, é qual é a melhor opção para o seu caso.
Antes de bater o martelo e definir qual dos dois suplementos vai te ajudar a alcançar seus objetivos, potencializando seu treino, mande um e mail para o seu nutricionista. Afinal, só é possível ter um aumento na massa muscular se utilizados corretamente.